segunda-feira, 12 de abril de 2010

Preparativos

Minha família tem hábito de viagens, o que me traz certa experiência de berço. O resto, aprendi na prática. Para esta viagem, tomei as seguintes precauções:

1) VACINAS: tenho todas vacinas em dia. Inclusive, tomei a H1N1.
2) GRANA: em cash (em 3 tipos de moeda), cartão de dinheiro (substituindo os traveller checks) e meu próprio cartão do banco (que usarei só para emergências).
3) VISTO: tirei visto da Síria (R$ 78,00, entrada única, válido por 6 meses), Jordânia (R$ 85,00, entradas múltiplas, válido por 3 meses), Egito (R$ 80,00, entrada única, válido por 3 meses). Turquia e Israel não necessitam visto, para os brasileiros.
4) GUIA: estou levando o lonelyplanet middle east. E li bastante na internet, peguei dicas com mochileiros que foram pra lá (inclusive, bem recentemente).
5) TEMPERATURA: estou indo na primavera. Vi que chego em Istanbul e o clima está estilo SP nestes dias (nos dias mais friozinhos). Em Maio, quando já estou em Israel indo para Jordânia, vou pegar clima quente. Junho, no Egito, bem quente. Indice pluviométrico indica bem pouca chuva em todo percurso (levo um guarda-chuva bem leve, para eventualidades - vai que chove bem no dia em que estou no Egito.. na única chuva nos últimos 2000 anos!). Levo roupa de meia-estação de país temperado.
6) LINGUA: falo 05 idiomas com boa fluência. Nenhum parecido com aqueles falados nesses países (com exceção de Israel, que o povo fala inglês). Vou levar impresso um guia com palavras básicas em turco e árabe, para tentar ser simpático com as pessoas. Tentar arranhar a língua alheia, em geral, agrada.
7) ATITUDE: estou indo para países de religião muçulmana e judia. Minha atitude é de respeito aos outros costumes, crenças, religião. Roupas adequadas para respeitar a vida alheia. Como já não bebo bebida alcoólica e nem faço uso de drogas, isso já facilita também. Não estou indo em busca de festa ou mulher (pra isso, melhor lugar que o Brasil, não há. Tem cada lugar neste país propício a isso.. que para quem não conhece este país, se eu for contar parece até lenda!). Quero conhecer lugares históricos, sagrados, culturas, paisagens, costumes e culinária. Esse é meu objetivo de viagem. Tentarei ao máximo conversar com quem eu conseguir. Trocar experiências. Aprender novas formas de viver. Contemplar a diversidade humana nos diferentes pontos deste planeta. Me fascina poder presenciar a maneira como outros seres humanos vivem suas vidas, nas diferentes culturas, localidades, tempos..

Nenhum comentário: