segunda-feira, 14 de junho de 2010

Gastos 2

2 - Quanto eu gastei?

Lá vai umas dicas. Eu fiz um cálculo de US$ 50,00 por dia de viagem. Incluindo nisso tudo: transporte, hostel, comida, passeios (inclui museus, sítios arqueológicos, tours, etc.), vistos, lembranças, imprevistos, etc.

Turquia, dá. 1 US$ = 1,47 TL (turkish lira). Hostels na média de 15 a 20 TL. Comer, entre 3 e 10 TL. Transporte, até 50 TL (depende a distância). Passeios, entre 5 e 30 TL, mas chegam até 60 TL. A Turquia é o país mais chato para estudantes. Eles só dão descontos para estudantes turcos. Eu não consegui praticamente nenhum desconto com minha carteirinha ISIC.

Síria, sobra. 1 US$ = 46 SL (Sirian Lira). A Síria é muito barato. Hostel de 200 a 400 SL. Comer por 30 SL ou 200 SL. Passeios por 150 SL. Transporte, por 50 SL. É bem barato. Dica: eles só aceitam estudantes até 26 anos. Isso faz os passeios custarem 10 SL, uma bela diferença do preço normal. Leve uma carteira velha da ISIC. Vários lugares te darão o desconto, pois muita gente não saberá onde está tua data de aniversário. Se te pegarem, você pelo menos tentou! Eu, com mais de 26, paguei menos em muitos lugares e outros não.

Libano, sobra pouquinho. 1US$ = 1500 LL (libanese lira). Hostel é mais ou menos caro, o mais barato 8 US$. Comer, por 3500 LL, 5000 ou até 10.000. Transporte, muito barato, tipo 2000 para perto e uns 4000 para lugares bem distantes. Passeios custam entre 2000 e 5000 LL, também com descontos para estudantes.

Israel, falta. 1 US$ = 3,7 shekels (NIS). Hostel não sai por menos de 20 US$. Comer, por uns 10 NIS a 20 NIS em média. Transporte, não muito caro, mas vai uma grana, tipo uns 20 a 30 NIS por trecho. E os passeios custam também por ai, até 30 NIS. Ou seja, passa-se aperto em Israel. Nessa minha estimativa, tirei dinheiro dos países baratos para gastar em Israel. A carteirinha ISIC era aceitam em boa parte dos lugares. Palestina, dá. Com a mesma moeda que Israel, mas tudo é mais barato.

Jordânia, falta. 1 US$ = 0,7 JD (jordan dinar). A Jordânia é uma grana. Hostel por 10 JD. Transporte, por uns 5 a 10 JD. Comer, de 2 a 10 JD. Petra é a maior exploração! O ingresso custou-me 33 JD. Mas vale muito a pena. O dinheiro vai embora na Jordânia.

Egito, sobra pouquinho. 1 US$ = 5,60 EP (egyptian pound). Hostel, se encontra por 20 EP até 50 ou 100 EP, dependendo do nível de frescura. Comer, por 3 EP até uns 20 EP. Transporte, custa entre 30 EP até uns 120 EP, a distância mais longa. E o trem Cairo-Luxor custa uns 340 EP (uma grana). Mas como tem muitos museus, sítios, etc., isso é o que encarece tudo. Tipo, 2/3 dos gasto é só pra isso. Portanto, Egito é um país barato no quesito comida e hostel, mas caro por ter muitos passeios. Aqui, aceitam em todos os lugares a carteirinha ISIC e isso representa uma bela diferença no orçamento. Funciona bem o truque de ter uma carteirinha antiga, já com a data de validade expirada há anos.

Enfim, meu orçamento deu certinho. Tive imprevistos, que tive que gastar a mais: fiquei sem minha câmera na metade da viagem. Comprei outra novinha Claro, a mais barata. De boa qualidade, por U$ 140,00, da Canon de 10 megapixels. Tive que comprar roupas novas também. Isso tudo, entrou dentro do meu planejamento prévio. No fim das contas, gastei o quanto havia orçado, com uma folguinha ainda. Finalmente, consegui!! Meio que na sorte, mas...





Nenhum comentário: