quarta-feira, 2 de junho de 2010

Abu Simbel

Acordei cedo no muquifo. O nome: Nubia Oasis Hotel. O pessoal e' legal, pelo menos. Como diria o finado tio Toninho, que Deus o abencoe, "se Jesus vivesse nos dias de hoje, ele se hospedaria num muquifo, pegaria onibus de 3a classe..".

Hora de acordar: 03h00 da madrugada. O hotel me prepara um cafe da manha bem simples. Simples de mais. Ainda bem que comprei meus mantimentos. Temos que pegar o comboio das 04h00. Como ja falei, nesta regiao ha um controle rigido com o transito de turistas. PAra ir a Abu Simbel, uma estrada de quase 300km. Os carros tem que ir todos juntos, escoltados pela policia. Esse e' o comboio.

Varias horas de viagem. Temos aproximadamente 01h30 para explorar o templo de Ramses II e de Nefertiri. Mais que suficiente. Depois, mais varias horas para voltar a Aswan. Na minha van: casal de velhos norte-americanos, casal de australiano, mochileira australiana. Ela tambem na viagem de 1 ano. Ah, a viagem de 1 ano.. Troquei ideias e dicas de lugares, paises, experiencias de mochileiros viajando sozinho.

Ha os pros e contras. Os pros: ir para onde quiser, fazer o que se quer, sem ninguem criticando nem nada. Os contras: na indecisao so contamos conosco mesmo, pagamos mais caro o quarto e nao conseguimos fechar passeios facilmente.

Esta viagem, estou preferindo viajar sozinho mesmo. E' legal encontrar outros mochileiros, como tenho feito a viagem toda.

Abu Simbel consiste de uma cidadezinha na Nubia (ainda Egito). Nos anos 60 fizeram uma represa e transplantaram os 2 templos para um lugar mais alto. Obra da engenharia moderna. Nas paredes, o farao Ramses se colocando no mesmo patamar dos Deuses, por ter ele todo o poder e comandar na epoca a nacao mais forte. O Homem se corrompe facilmente.. Incrivel!

Aqui em Aswan faz tanto calor que a vida e' noturna. Chega a noite e todos estao nas ruas e pracas. Os homens com suas tunicas e as mulheres com seus veus multi-coloridos. E assim a vida segue para os muculmanos. Andei lendo a respeito do profeta Maome. Conquistou meu respeito e admiracao. Com simplicidade, fala do Amor, da devocao a Deus e da pratica fiel. Sao as pessoas que deturpam os ensinamentos ao tentar pratica-los. Gostei do jeito islam se ser. As pessoas simples, essas encontram Deus facilmente. As mais complexas.. bom, as complexas sao complexas de mais para entender! Nem pagando!

Estou indo pegar o trem das 16h para o Cairo. Reta final da segunda viagem: aquela que experienciamos a viagem em si.

De Aswan se pode pegar Cruzeiros por precos modicos ate Luxor (uns 4 a 5 dias). E se pode pegar as Feluccas (os barquinhos a vela), por 2 dias. Eu, prefiro ir pro Cairo e tentar ir pro deserto. Veremos! Cenas do proximo capitulo..






Um comentário:

Domenico disse...

Aê viajero!
Deixa de ser bom moço e conta mais história de rock! rsrs