sábado, 19 de junho de 2010

Bem-vindo!

Bem-vindos! Este blog traz meu relato pela viagem ao Oriente Médio. Os posts abaixo contém dicas gerais para os que também querem viajar para lá. Recomendo a todos que puderem, visitarem aquele lugar. É mágico! Para ler o relato de cada dia da viagem, que eu escrevi enquanto viajava, basta ir no ARQUIVO DO BLOG (no lado esquerdo). Tem que ler do último post e vir adiante. A viagem comecou dia 13 de Abril. Basta ir seguindo pela data. Os primeiros posts contam como preparar a mochila e cuidados antes de viajar. Em seguida, os posts de cada dia viajando. Muitos estão repletos de erros de português, devido aos teclados de onde escrevi terem outra configuração. E também pelos meus erros mesmo! Por fim, estes posts na página principal, com dicas gerais, itinerários sugeridos, hospedagens, transportes, etc.

ALBUM DE FOTOS. Está logo abaixo do mapa com o itinerário. Na ordem das cidades que visitei.

Aos que quiserem entrar em contato comigo, deixem um COMENTÁRIO LOGO AQUI ABAIXO. Assim que possível, responderei. Caso comente em outro lugar do blog, sujeito a eu só ver depois de meses..

Boa leitura!

32 comentários:

Anônimo disse...

Marcelo adorei o seu blog. Estou planejando uma viagem semelhante a sua e suas dicas serão de grande valia. Parabéns pela riqueza de detalhes da sua viagem.

Marcelo disse...

Valeu, sanzovo! Deixei aqui todas as dicas possíveis. Só ler tudo que vai achar várias coisas! E se precisar, estamos à disposição.

AGoulart disse...

Marcelo, muito bacana a viagem e a forma como a documentou, estamos, esposa, filho e eu, viajando para lá tambem e vamos aproveitar muitas das informações.
Claro, pela nossa idade, que não será tão longa e nem tanta aventura assim.
Pode me mandar uma mensagem pelo meu email???
parabens pela forma, respeito e cuidados que tivesse pelos paises que passou. abraços

Marcelo disse...

AGoulart. Posso te enviar e-mail. Mas preciso saber teu endereço! Com certeza será uma viagem incrível. Que lugar lindo.
abs

Prof. Fabio Almeida disse...

Caramba Marcelo ! que iniciativa bonita em dividir com tantos detalhes o que vc viveu lá! Foi com grande surpresa que achei tudo o que precisava saber. Moro em Sao Paulo, tenho 24 anos, sou professor de geografia mochileiro e estou indo fazer o percurso Turquia-Israel-Egito. Te pergunto como é a melhor forma, sem ser de aviao, de sair de Israel em direçao ao Cairo?

Obs. bacana suas palavras no encerramento da sua trip já na volta ao Sul!

Abraços,
Fábio

Marcelo disse...

E ae Fábio! Que legal que vc vai mochilar por aqueles lados. Tenho certeza que vai gostar muito. Cara, vai pra Síria, é lindo de mais. A maneira mais fácil Israel-Egito. Bom, depende do roteiro. Se quer passar pela península do Sinais, vc vai até Eilat. Cruza direto a fronteira pro Egito. Ai, já tem bus pro Cairo. Mas vc pode descer pra Dahab. Cara, é bem lindo. É o paraíso dos mochileiros! Vale a pena!
abs

Prof. Fabio Almeida disse...

Cara, tenho + ou - 15 dias em Israel, depois devo ir para Cairo de onde meu voo sairá dia 21 de janeiro. Como é o tema de ir para Síria sem ter problemas na imigraçao uma vez que já estou em Israel ?

Ahhh Vou fazer algumas aulas de Hebraico no Centro de cultura Judaica, só pra ir entrando no clima ! sei que lá eles falam inglês...mas pra viver mais a experiêcia de estar lá!!
Vc se virou bem só com o ingles? ou vc fala tbm frances, arabe...?
Abraços

Andrea Haag disse...

Olá Marcelo, adorei seu blog. Estou querendo fazer uma viagem para Turquia no meio de janeiro e acho que consegui algumas dicas valiosas. Até então estou indo só, você acha que ter problemas com isso?

Marcelo disse...

Fábio, se está em Israel, com o carimbo no passaporte, esqueça Síria. Eles barram mesmo. Eu me virei no inglês tranquilamente. Muita gente fala inglês. Hebreu seria legal saber, mas eu não sei nem 3 palavras. Árabe, aprendi uma meia dúzia. E me virei no inglês, francês e nas mímicas!

Andrea, eu conheci muitas mulheres viajando sozinhas. Não vejo problema desde que vc vá com uma atitude respeitosa. Só isso mesmo. Lá é um país bem turístico e com estrutura ótima. Vai gostar muito!

AGoulart disse...

Marcelo, achei que meu endereço ficaria visivel, la vai acqgoulart@gmail.com

Antonio Goulart

Unknown disse...

Tudo certo, Marcelo? Cara, achei show de bola teu blog. Viajar para o oriente médio é minha meta pra 2011 e o teus posts me ajudaram a clarear idéias a respeito. Olha soah, eu sou formando do curso de jornalismo, da Univali, Itajaí - SC. Meu TCC é uma revista de turismo para mochileiros. O trabalho não será publicado, é apenas meu trabalho final de curso, gostaria de saber se posso usar o teu relato de viagem. Claro, vou citar teu nome como autor do texto e das fotos. Se você permitir, já te peço de antemão duas informações importantes: teu nome completo e idade! haha meu email e msn é eltonamorimonline@hotmail.com aguardo teu retorno. forte abraço!

Marcelo disse...

Opa!! Eu topo sim! E vá ao Oriente Médio, que lá é muito legal.

Marcelo disse...

Este blog virando famoso!

Unknown disse...

Oi Marcelo,
Parabéns pelo excelente trabalho de reportagem que fez desta aventura ao oriente , já decidi que vou em fevereiro com minha esposa , meu avô nasceu em Damasco e gostaria muito de ir até lá mas não posso deixar de conhecer Israel e Jordania ,tenho de 7 a 9 dias , abusando um pouco do teu conhecimento qual sua opinião de qual trajeto faria pela ordem , alugar um carro e rodar tudo por lá seria uma boa solução? , ou pingar de avião de pais para pais .é muito pouco tempo mas verei só aquilo que for o mais imperdivel mesmo sabendo que vou deixar muita coisa para tras .grande abraço

Marcelo disse...

Oi Caled! Damascus é uma cidade impressionante. Muito linda. Cosmopolita. Encantadora! Depende do teu voo. Vc pode ir até Damascus primeiro. Fica lá uns 2 ou 3 dias. Pega um taxi e desce pra Jordânia. Atravessa a fronteira. Pega outro taxi até a Amman (capital). Desce pra Petra. E sobe pra Israel por Eilat, Mar morto, Jerusalem. E vai embora por Tel Aviv. Ou atravessa da Jordânia pelo norte e vai direto pra Nazaré (Israel). Em Israel, alugue logo um carro e roda por onde quiser: mar da galiléia, Akkos, Cesareia, Tel Aviv (opcional) e Jerusalem. Visita o Mar Morto, a Palestina (Jericho, Hebron, Betlehem). Qualquer coisa, me manda um mail que te auxilio melhor no roteiro: mgacalegare@gmail.com

abs!

Unknown disse...

Marcelo,
Incrível a viagem !! Inspiradora!
Eu estou ainda no começo do planejamento de uma viagem parecida; e eu queria te perguntar qual foi o gasto total dessa viagem pra ter uma idéia assim.
Quanto você gasto do dia que saiu de casa até o dia em que você voltou? E quanto foi a passagem?
Agradeço a atenção.
Abraço!

Anônimo disse...

Marcelo, seu blog é sensacional, parabens!!! Estou planejando uma viagem um pouco mais modesta que essa, partindo do Egito rumo Israel, passando por jordania e siria...

Em relação a Siria, tenho algumas dúvidas


1) Você comentou que algumas pessoas tentam tirar o visto o na fronteira. você viu alguem conseguindo de forma tranquila? Acredito que tenha muito a ver com a nacionalidade da pessoa...mas não sei o quao receptivos eles são com brasileiros...

2) Pretendo visitar apenas Damasco (tenho pouco tempo pro país no meu roteiro, na verdade nem iria para lá, mas vi relatos muito bons sobre essa cidade), vc recomenda alguma outra cidade que merece ser vista?

3) Nao entendi muito bem o seu relato para ir do Libano para Jordania...partindo de Beirute, nao existem onibus diretos para Damasco e depois Damasco-Aman? Pergunto pq meu trajeto apra voltar de Damasco provavelmente seria parecido com o seu, pois pretendo entrar em Israel pela fronteira do norte.

vc tem um e-mail de contato? gostaria de pedir mais informaçoes se possível

Valeu

Abs

Denis

Marcelo disse...

Diego,

Em um post abaixo tem o quanto eu gastei!

Marcelo disse...

Denis, me manda um e-mail que te respondo melhor. Algumas respostas:

1) O povo no oriente médio AMA o Brasil. Eu tirei visto em SP pra Síria. Mas sei de brasileiro que foi pra Síria recentemente e tirou visto na fronteira. Conseguiu visto de 1 mês. Se for outra nacionalidade, sujeito a ser de menos tempo ou apenas visto de trânsito (3 dias).

2) Damascus é fantástica! Cidade com 10.000 anos de história contínua. A outra no mesmo naipe é Aleppo. Eu sugiro essas duas.

3) Sim, o roteiro é: Beirute-Damascus. E Damascus-Amman. Inclusive, já é na mesma rodoviária que vc chega de Beirute, já pega o bus pra Amman. Eu entrei em Israel pela fronteira do Norte. Olha no mapa as cidades que percorri. Peguei o bus Damascus-Dara, taxi Dara-Ramtha, bus Ramtha-Irbid, bus dentro de Irbid, bus Irbid-Fronteira. Um brasileiro que seguiu este meu roteiro também, ele pegou taxi ali na Jordânia até a fronteira de Israel. Deve ter sido bem melhor. Eu peguei bus de uma cidade pra outra.. e demorou um pouquinho. Mas foi uma aventura!

OBS.: Já que vc sobe egito, jordânia e Síria.. em hipótese alguma diga que vai para Israel, especialmente na Síria. Negue veementemente, se for o caso. Eu evitei. Só falava isso pros mochileiros e olhe lá. É para evitar cara feia. Fique apenas com as caras alegres por vc dizer que é brasileiro. Ai, quando estiver na Jordânia, já no norte pra cruzar a fronteira, tudo bem dizer.

mgacalegare@gmail.com

Pode me escrever!
abs

Flávia Porto disse...

A.M.E.I o teu blog!!! xDDD

Na verdade fiz um só pra poder entrar em contato contigo.. Teu perfil caiu do céu pra mim.. ehhehe.. eu e uma amiga vamos fazer uma viagem totalizando Grécia-Turquia-Egito.. Seria perfeito se vc desse umas dicas pra gente.. Porque a nossa passagem de istambul, na turquia já tá comprada.. e a nossa passagem De Luxor-Porto também..
O que falta é a gente chegar da turquia até o egito! To de olho em uma passagem de avião que tá bem em conta.. Porém entretanto todavia.. hehehehhehehe.. A gente queria muuuuuito fazer o percurso por terra.. Que no caso vc fez por alguns lugares que a gente iria passar.. A minha companheira de viagem está nesse exato momento te enviando um e-mail.. que depois de muita leitura e busca aqui no teu blog, eu finalmente achei.. heheh.. Bom.. espero que você tenha um pouquinho de tempo pra dar umas dicas pra gente..
Ahh, mas só adiantando, a pergunta principal é se você sabe se ainda é possível fazer esse percurso TURQUIA-EGITO por terra??? E tu sabes nos dizer também quanto tempo leva pra chegar lá??
Mtmtmtmt obrigada. Bjooo ;*

Unknown disse...

Marcelo, gostaria de fazer uma viagem como essa mas só tenho uns 20 e poucos dias. Estava pensando em explorar bem a Turquia, fazendo um roteiro quase igual ao seu. Queria uma sugestão sua para me ajudar a decidir pra onde vou nos outros dias.. queria um lugar com um bom custo/benefício, que nao fosse tao caro e valesse muito a pena.. o que me indica? Outra pergunta: voce acha que para ir pra pamukkale é melhor ir de selçuk ou é melhor dormir por lá?
Obrigada e parabéns pelo blog!!

Marcelo disse...

Carol,
Em 20 dias dá pra fazer uma bela viagem. Quais países vc quer visitar nesse tempo? Diga-me quais que te dou umas sugestões.

Que cidades quer conhecer na Turquia?
Pamukkale é uma cidadezinha agradável. Vale a pena dormir 1 noite lá. Vc pode chegar de noite, dormir, visitar as ruínas dia seguinte e ir embora de tarde. Ou chegar de dia, visitar as ruínas e dormir por lá. Ou até mesmo chegar no mesmo dia e ir embora. Eu me arrependi de não ter dormido por lá. É uma cidadezinha bem pequena mesmo.

Qualquer coisa, me manda e-mail:

mgacalegare@gmail.com

abs

Manoela Calabresi disse...

Marcelo, primeiramente parabens pelo blog! Reamente muito bem detalhado. Esta me ajudando muito.

Seguinte, estou planejando uma viagem semelhante a sua, comecando em setembro e terminando em novembro (mesmos destinos, ainda estou em duvida em relacao ao Egito devido aos conflitos). E estou apreensiva quanto a viajar sozinha, o que voce pensa sobre isso? Ainda mais por ser mulher e etc. Eu fiz sozinha um mochilao de 60 dias na Europa, entao ja estou acostumada a viajar sozinha, mas me preocupo com a seguranca no Oriente Medio. Se puder me responder por email fico muito grata. E manoelac@hotmail.com

Abraço,

Manoela

Carol disse...

Oi Marcelo, preciso te agradecer por todas as valiosas informações. Chucran! Estou me programando para ir para o Oriente médio em 2012 desde o ano passado, e o seu blog foi o mais completo que vi ate agora. Porem ainda tenho uma duvida, pretendo ir sozinha, mas não sei se é tranquilo viajar sozinha para la. Vc encontrou mulheres viajando sozinhas?
Abraço

Marcelo disse...

Ei Carol,

Eu vi meninas viajando sozinha sim. E já algumas meninas, que leram este blog e pegaram dicas, foram sozinhas e aproveitaram bastante. Já são 3. Creio que não haja nenhum problema não.

abs,
marcelo

cat disse...

Olá Marcelo! Parabéns pelo blog! Está muito completo, cheio de informações preciosas para quem vai viajar por aqueles lados. Obrigada por partilhar! ostava de ir em Fevereiro ao Líbano, Jerusalem e Petra. Tenho uma semana de férias. Será suficiente para visitar estes 3 sítios? Qual será a melhor maneira? Começar pela Jordânia? Gostava de ter o seu conselho. Fico à espera! Obrigada!
Catarina
Portugal

Marcelo disse...

Oi Catarina, como vai?
Dá para visitar esses lugares em 1 semana. De jerusalém, há um ônibus que vai direto a Eilat e, de lá, vc cruza a fronteira para a Jordânia e está em Aqaba. Pega um bus simples e chega em Wadi Musa, cidade base para ir a Petra. Há passeios por agências em Jerusalém, que facilita a vida de quem quer economizar tempo. Mas Líbano, eles não tem amizade com Israel. Se verem o teu carimbo de israel... esquece Líbano! E também não se vai do Líbano para Israel. A fronteira é fechada. Não como farias para ir de um país ao outro, sem ser pela Síria, que agora também está com a fronteira complicada... Acho que, de repente, até Fevereiro tudo melhora. Tomara! Qualquer coisa, escreva que respondo!
abs,
marcelo

cat disse...

Olá Marcelo, obrigada pela sua resposta! Talvez seja melhor alterar planos e colocar 2 opções: Jordânia-Israel ou Líbano-Siria-Jordania. Qual das duas opções aconselha mais? É facil e normal ir Israel e pedir para nos carimbarem um papel e não o passaporte? Acho estranho, mas se for fácil, é uma hipótese para ir Israel tb... Obrigada mais uma vez!
Catarina

Marcelo disse...

Oi Catarina,

De fato, é melhor vc ponderar uma ou outra opção. Ai já depende de onde vc quer ir. Líbano e síria são maravilhosos. Israel é legal também. Agora é resolver a dúvida!

É fácil sim pedirem para carimbarem num papel a entrada e saída de israel. Só pedir, explicando que vai para outros países, etc. e tal, que eles carimbam no papel.

Pelo número de dias que vc tem, aconselho se focar em uma ou outra opção. Ai já é do gosto de tua preferência. Lembre-se que neste momento a Síria está em conflito, então de repente eles proíbam a entrada de turistas na fronteira. Por isso, talvez seja melhor ir Israel-Jordânia.

abs!
marcelo

Anônimo disse...

Boa Tarde Gostaria de lhe fazer uma perguntinha, agradecia imenso se me pudesse responder :) Eu sou Portuguesa e vivo em Portugal, meu namorado joga futebol e teve uma proposta para ir jogar futebol para a cidade de Telaviv, caso se concretizes eu, ele e nosso filho teremos de ir p´ra lá viver, mas eu tenho muito receio por causa das guerras, já me disseram que é seguro, mas o meu medo continua, se me pudesse dar umas dicas ficaria-lhe muito, muito grata *-* Se lá se encontram portugueses, pois não sabemos falar bem Inglês nem nada e se precisar de um pediatra p´ro meu filho e tudo. Fico à espera de uma resposta pode ser :)

Marcelo disse...

Oi Malaikamiss,
Tel Aviv é uma cidade bem legal. Cosmopolita. Assemelha-se a qualquer cidade ocidental que tenha uma vida movimentada e cheia de opções. Gostei muito de lá. Tudo lá é de 1º mundo. Serviços excelentes. Médicos super bem conceituados. Com certeza, vais encontrar tudo o que precisas lá. Além disso, o povo é bastante simpático e de bem com a vida. Eu me senti muito mais seguro lá do que no Brasil. Aqui em meu país, tenho que me preocupar diariamente com assaltos, roubos, sequestros.. Em Israel não é assim. O perigo de uma guerra iminente é real. Mas não é algo que no cotidiano te atrapalhe a tal ponto de viver com medo, como vivemos aqui no Brasil nas grandes cidades. Em relação ao inglês, com o tempo a fluência melhora. E eles falam hebreu e inglês. Lembro de ter encontrado lusofonos por lá. Pode ir tranquila, que tudo vai dar certo! Boa sorte pra ti e tua família!

O MUNDO É SEU, VIAJE! disse...

OLÁ ! Sou um viajante e escritor. Estou escrevendo um livro sobre viagens com a idéia de incentivar e ajudar as pessoas a viajar. É o resultado de um grande sonho e projeto, além de muitas pesquisas; O sonho de conhecer as maravilhas que existem na terra ( lugares diferentes, exclusivos, únicos ou pouco conhecidos, além dos tradicionais ) e também a realização e comprovação de que é possível viajar ao invés da necessidade inerente e avassaladora comum de consumo dos seres humanos e das sociedades.
Já fui colunista de jornal publicando vários textos relacionados. Estou ampliando a divulgação, pois tenho convicção que será um excelente livro de incentivo ao turismo e viagens, com roteiros e dicas importantes baseadas em experiências e argumentos contundentes de que viajar não é só para ricos e sim para aqueles que se esforçam e vêem o mundo como um só, com a possibilidade de cultura e conhecimento. Já incentivei várias pessoas a realizar algumas viagens e sonhos que para elas eram impossíveis, apenas com incentivo e exemplo.
Convido para visitar o blog. Os links amarelos levam a algumas publicações.
Se por um acaso tiver interesse em fazer parceria de divulgação, já tenho alguns PARCEIROS expostos em minha primeira página do BLOG que está sendo muito visitado, no Brasil e no exterior por vários países e territórios por todos os continentes da terra...
POR FAVOR, ENCAMINHE AOS SEUS CONTATOS QUE GOSTEM DO ASSUNTO.
Inclusive fora do Brasil, pois tem uma versão em inglês ( English Version ).
Se puder entrar em contato e se interessar com a publicação do livro, agradeço muito.
Aguardo seu retorno e sua visita ( Escolha um destino e deixe seu comentário ).
Felicidades, paz, saúde, bons negócios, sucesso...e boas viagens !

Marcelo Kasprzak
www.omundoseuviaje.blogspot.com