sexta-feira, 4 de junho de 2010

Alexandria, Cairo - dia 2

Facundo, o argentino rude, aparece umas 08h00 no hostel. Pegamos metro e tentamos descobrir como ir para Alexandria. DE trem, ja era tarde. Nos aventuramos nas vans, a contra-gosto dos policiais. Aqui, o zelo com os turistas e' grande: querem que viajemos de 1a classe. Mas, eu e Facundo decidimos viajar com o povo. Conseguimos, apos um esforco, achar as vans. O preco e' igual ao da 2a classe, que por coincidencia esta sempre lotada para os turistas.

Na van, o cara correndo muito. Comeco a sentir medo. E, subitamente, explode o pneu. Mas, sem desgovernar a van. Auxilio o jovem motorista a trocar o pneu. Nisso, as mocinhas de veu comecam a nos olhar, mas sem ainda conversar conosco. Ao descer da van, apos as quase 02h30 de viagem, um sujeito nos auxilia a achar o caminho.

Vamos direto a biblioteca de Alexandria. Bem moderna e linda. So abria 15h00, e eram ainda 13h00. Damos umas voltas pela orla. O mar e' bem lindo ali. E topamos com um protesto: a favor da Palestina. Contra Israel, que uns dias antes bombardeiam um barco turco. Insatisfacao geral. Um sujeito me pergunta: "voce gosta de Israel?". Eu "nem gosto, nem desgosto". Ele "por que vc gosta?". Entao, a verdade "eu gosto mesmo e' do Brasil!". O qual ele ri e diz "todos gostam do Brasil". Abencoado seja o Brasil! E o mundo inteiro!

Apos visitar as ruinas romanas, vamos a biblioteca. Super moderna. Cheia de exposicoes. E la sim, um museu descente. Muito legal. VAle a pena. Alexandria e' a cidade mais linda do Egito: limpa, ruas largas, bonita, com mar lindo, pessoas legais. Bem diferente do lixao que e' o Cairo.

Voltamos e tentamos pegar o trem, de 2a classe. O cara fica bravo com a gente: "so tem 1a classe". Um grande filho de uma.. Abencoada sejam as maes dos desonestos! Voltamos e encontramos com a galerinha no hostel. Combinamos de, no dia seguinte, irmos todos as piramides: uma norte-americana, uma francesa, um canadense, eu e o Facundo.

Um dia bem bacana. E me sinto feliz de estar concluindo bem a viagem. Vivendo!





Nenhum comentário: