terça-feira, 1 de junho de 2010

Aswan

Acordo tranquilo e tomo o cafe da manha. Vou para a estacao com antecedencia de quase 1h. Apenas 20 era o suficiente. Neste circuito Cairo - Luxor - Aswan, os turistas so podem pegar trem e alguns determinados horarios. E' o cuidado extra que o governo tem com uma das suas maiores fontes de renda.

Antes de embarcar, um sujeito me fala de um hotel. Eu vi no lonely planet que se tratava da pior opcao, porem mais barata. Eu, adepto do muquifos, pensei se iria me hospedar nele ou nao.

Chego naquele calor forte. Sao 13h00. Vou direto ao muquifo. E nao e' que os caras foram ate o trem me esperar? Isso que o sujeito so perguntou meu nome na estacao de Luxor! Um muquifo mesmo. Muito barato: U$ 4,50 a noite num quarto sem ar condicionado e nem banheiro. A cama e' boa. Compensar o posterior U$60,00 que paguei pelo trem Aswan-Cairo.

Dou umas voltas pela cidade naquele calor insuportavel. Compro o bilhete de trem. So tem para 16h. O das 19h ja estava lotado. E' o trem leito. O de primeira classe era mais barato, mas nao reclina tanto. Tenho que ter uma noite bem dormida. Ja explico porque.

Ando e uma pivete me aborrece: tenta me vender umas coisas e acho que ela abre minha pochete. Quase apelo pra violencia. Me controlo. E vou a um parque relaxar naquele calor. Em seguida, vou a ilha elefantina. Casas de pau a pique. Gente bem simples. E o museu super simples com umas mumias e objetos de 4000 antes de cristo.

Dou mais umas voltas pela cidade. E amanha, Abu Simbel. E mais umas ruinas no caminho. Tenho que acordar 03h00 da madrugada. Sao varias horas ate la. Volto justo para pegar o trem ao Cairo. Por ser um dia cansativo, preciso de uma cama. Experiencia de viagem: apor um dia de pouco sono, a noite seguinte tem que ser boa. JA vi: chego no Cairo e durmo a manha toda..

Entre Luxor e Aswan ha um templo que e' o melhor preservado (Edfu). Fica na imaginacao. Mas nada tao diferente daqueles em Luxor.

Aqui, o povo e' ja africano. Muitos mulatos e negros. Nao aqueles pretos azuloes. Mas, escuros. E todos com aquelas tunicas. Bem interessante. Ja o calor.. insuportavel. A brisa quente! Nao da. Vou ao Cairo para dias menos quentes.





Nenhum comentário: