domingo, 13 de junho de 2010

Gastos 3

3 - Como economizar para mochilar?

Essa é a pergunta que muitos se fazem. Há alguns segredos. Quer dizer: basta economizar. Como fazer isso, mesmo com um salário baixo? Ai que está o "pulo do gato". Eu tenho algumas dicas.

1) Assim que decidir viajar, comece a regular festas, bebedeiras, jantares caros, etc. Faça escolhas: hoje eu vou nesta festa que é de graça, ao invés de pagar esta que custa 40 reais. Hoje não vou beber, porque vou pegar esse dinheiro e guardar para a viagem. Meu amorzinho, esta noite vamos comer neste boteco ao invés daquele restaurante chique, para podermos viajar. (tudo bem, eu sei. Essa última é quase impossível de realizar.. quem mandou namorar gente "exigente"?)

2) Planeje quanto tempo você vai economizar, para não ficar doido. Você sabe que vai viajar em 6 meses. Então, são meses de sacrifício maior. Sempre que for ficar em tentação, lembre-se da viagem e que será um dinheiro melhor gasto!

3) Faça um cofrinho. Pegue uma garrafa pet. E sempre coloque nela tuas moedas de R$ 1,00. Ao fim de um semestre ou ano, pode fazer a conta. Por garrafa, terás uns R$ 300,00. Dinheiro que economizou sem sentir no bolso.

4) Pare de beber refrigerante. Além de fazer mal à saúde, você economiza. No mesmo esquema do cofrinho, guarde o dinheiro do "refresco". Você vai ver a economia!

5) Não coma fora. Prefira levar teus lanches de casa. E almoçar em casa, ou levar comida de casa. Meus caros leitores, essa é a maior economia. Funciona mesmo. Só de não comprar guloseimas, arrecada-se um belo dinheiro.

6) Evite comprar coisas novas. Sabendo que vai viajar, deixe para comprar coisas novas em outro momento. Principalmente aquelas besteiras eletrônicas que é só para mostrar aos outros que você tem isto e aquilo.

7) Ande com uma garrafa de água. E não compre água. Sempre encha tua garrafinha. Mais reais que você economizou.

DICA: por 1 mês, anote teus gastos nestes itens que mencionei. Você vai ver que gasta uma pequena fortuna sem se dar conta. Você terá uma "linha-base". PAra facilitar, marque por semana. Então, no mês seguinte, comece a economizar e compare quanto foi tua economia. Não é grande coisa: uns R$ 100,00 a 300,00, dependendo da pessoa. Mas, em 6 meses, faz toda diferença. E assim, só regulando nos lanchinhos, bebidinha geladinha, etc, você pode economizar sem grandes esforços e ainda beneficia a própria saúde.

Para esta viagem, os 3 meses que a anteciparam foram decisivos nas minhas economias. Praticamente não gastei em nada do que ganhei. E, assim, consegui finalizar o quanto eu precisava. Esforço recompensado na viagem. Gastei sem regular em nada. Fiz todos passeios que quis. Paguei restaurantes caros. Paguei todos museus. Peguei transporte bom quando necessário. Valeu cada centavo da economia que fiz.





Um comentário:

Michele Wesz Andres disse...

Marcelo, td bem?
Estou seguindo teus blogs porque tenho os mesmos interesses com relação a viagens. Achei tuas dicas super legais. Gostaria de entrar em contato para mais informações. Tenho um blog, Facebook e Orkut. Se quiser me adicionar, ficarei grata e poderemos trocar informações. Meu nome é Michele Wesz Andres e meu e-mail é micheleweszandres@gmail.com. Parabéns pela coragem e pelas belíssimas viagens! Um abraço.