terça-feira, 8 de junho de 2010

Bahria Oasis, dia 3 - Cairo - dia 4

De manha, vamos todos tomar banho nas fontes naturais. Limpar do areial da noite anterior. Em seguida, para a rodoviaria. Onibus, lotado. Mais turista haviam aparecido no dia anterior, mas todos ja com pacotes fechado no Cairo.

Na pequena Bahria Oasis, uma cidadezinha que me fez lembrar o sertao nordestino. SEco, com gente simples e pobre. Muda o jeito de vestir e as arvores. E o portugues, claro. Vidas secas. Mas, aqui, me parecem que sofrem menos por causa da agua. Afinal, a existencia desta cidadezinha e' por ser um oasis! E o americano doidao tinha pensado que um oasis era que nem nos seriados da televisao. Que nada, meu chapa! Oasis e' onde brota agua do deserto. So isso. Nao ha mocas abanando ninguem.. nem dando comida na boca nem nada disso. Apenas espertalhoes tentando tirar seu troco dos turistas. No fim das contas, pensei: "que o dinheiro ganho desonestamente, pelo menos, alimente bem criancas e sirvam para sua educacao".

Viagem tranquila. No onibus, um filme do cinema egipcio. A mulher, branquinha. O cara, mais moreno do sol. Igual os antigos egipcios, desde os tempos dos faraos. Nos hieroglifos, as mocas eram brancas. Lugar de mulher e' dentro de casa. Os homens e faraos, nas ruas, guerras, etc.

O tempo inteiro da viagem, deserto e mais deserto. Esses sim, de areia. Mas nao de dunas.

Cairo novamente. O caos. O lixao. Poluicao. Gente muito rica e muito pobre na mesma cidade. Descanso dos dias no deserto. Amanha, o Cairo Islamico. E, no outro, revisitar o Cairo Copta de manha e, de tarde, volta ao Brasil. Esta acabando..





Nenhum comentário: