quinta-feira, 17 de junho de 2010

Dicas gerais

Hospedagem
Nos posts de cada dia da viagem, deixei anotado em que hostel eu me hospedei. No entanto, guardei alguns cartões desses estabelecimentos. Dica: sempre pegue o cartão do hotel ao se hospedar. Caso você se perca ou precise mostrar onde está para alguém, basta te o cartão contigo. Como eu fazia para me hospedar? Eu olhava alguns dos sites de hostels, na lista que disponibilizei aqui no blog (lado esquerdo). O que eu mais usei foi o hostelworld. Em países como a Síria, esses sites não possuem nenhum hostel cadastrado. Então, tive que recorrer às indicações do guia de viagem (Lonely Planet Middle East). Ou, até mesmo, indicações de outros mochileiros que eu ia encontrando no caminho. Por ser baixa temporada, eu não me preocupei muito em fazer reservas. No entanto, um alerta: nas cidades mais visitadas, vale a pena ou fazer a reserva com 1 ou 2 dias de antecedência (mandar um e-mail, pelo menos). Eu reservei com antecedência (ou mandei e-mail ou paguei adiantado uma pequena quantia): Istanbul, Göreme, Damasco, Beirut, Jerusalem e Cairo. As demais, cheguei na hora e consegui meu lugar, facilmente.
- Selçuk: ANZ Guesthouse. Vale muito a pena. É barato, com bom café-da-manhã. Eles têm bicicletas disponíveis. Eu peguei uma e fui pedalando até Ephesus. Tentei subir os 7 km até a casa de Maria, mas era ingreme de mais a subida. Deixei a bike e peguei carona! Depois, claro, voltei e pedalei de volta a Selçuk. www.anzguesthouse.com
- Göreme: traveller's cave pension. Vale muito a pena. É baratinho, com opções de café-da-manhã e fica nas cavernas! www.travellerscave.com
- Aleppo: o pessoal dos hotéis falam mal um dos outros. Não acredite se chegar em um e te disserem "não vá naquele ali, porque é sujo". É mentira. Eu me hospedei no Syria Hotel, na rua onde há várias opções. Fica na Sh ad-Dala. Só telefone: +963 21 2119760. Havia mais baratos.
- Hama: um ponto estratégico para conhecer os castelos e ruínas da Síria. Hospedei-me no Riad Hotel. Do lado, haviam mais 2 hoteis (um deles, o Cairo Hotel). O pessoal é bem simpático. Sempre tente barganhar preços, ameaçando (e realiando!) ir embora para o hotel do lado. Comigo funcionou bem. Eles arranjam os tours. Gostei do pessoal. www.syriaphotoguide.com/riadhotel riadhotel@scs-net.org
- Damascus: Alrabie hotel. Sem dúvida, o melhor hostel de todo oriente médio! Fica bem localizado, com bastante gente, super lindo e aconchegante. alrabiehotel@hotmail.com
- Beirute: Talal's New Hotel. Um pulgueirinho de mochileiros, administrado por um meio-colombiano meio-libanês. É bem desorganizado. Tem cozinha. Mas cheio de gente, barato e bem perto da rodoviária. Mesmo com reserva, corre-se o risco de chegar lá e não ter o quarto pretendido. www.talalhotel.4t.com talalhotel@yahoo.com
- Nazareth: Fauzi Azar Inn. Quando cheguei em Israel, me dei conta que hostels custam quase o olho da cara. Este não chegava a tanto. Pessoal simpático. E eles agilizam o Jesus Trail. Vale a pena comprar-se o próprio café-da-manhã. Disponibilizam cozinha. É limpinho e cheio de comodidades. www.fauziazarinn.com
- Cana: Cana Wedding Guest House. A dona é super simpática. E a janta, caseira espetacular. Só telefone: 04 6412375
- Arbel: Arbel Guest House (shavit family B&B). Serve ótimas refeições e tem uma piscina. www.4shavit.com
- Jerusalem: No centro antigo há alguns bons hosteis. Eu fiquei no CITADEL YOUTH HOSTEL. Limpo, com 2 cozinhas, muitos extrangeiros e clima bastante agradável. O melhor é a vista da cobertura, super linda, que dá pra ver toda a velha Jerusalem. Fica pertinho do Jaffa Gate. citadelhostel@mail.com
- Wadi Musa: Valentine Inn. Sem dúvida, a melhor opção para se hospedar e visitar Petra. Por 12JD, há van de graça ida e volta até Petra, um jantar que é o banquete mais bem servido de todo Oriente Médio. E fica bem localizado. valentine-inn.com info@valentine-inn.com
- Wadi Rum. Ao se hosdedar no Valentine Inn, há possibilidade de fechar o pacote de 2 dias para o deserto Wadi Rum. São 35 JD, com janta e café-da-manhã. The bedouin Meditation Camp, do Zedane al-Zalabieh. Ele tenta te arrancar uns trocados com tudo, mas vale a pena. www.jordanwadirum.eu.tp zedn_a@yahoo.com (ele não olha e-mail com frequência). Reservar direto pode ou não ser uma boa idéia. Se tiver em grupo, é melhor. Se tiver sozinho, melhor ir pelo pacote.
- Dahab: o paraíso dos mochileiros! Há muitas opções. Muitas mesmo. Quartinhos bem baratos. Eu fiquei no Bishbishi garden village. Simpático. Preços camaradas. Café-da-manhã mais do que fantástico. Era um verdadeiro banquete. www.bishbishi.com
- Luxor: um pulgueiro. Nubian Oasis Hotel. É o famoso muquifo. Mas é barato. E o terraço tem uma bela vista, com direito a chá no final da tarde. Fica perto da ferroviária. E eles agilizam passeios também.
- Aswan: fiquei na filial Nubian Oasis Hotel também. Esse sim: o verdadeiro pulgueiro muquifo-mor. Super muquifo. Extremamente barato. Perto da ferroviária. No guia diz que o pessoal não é simpático. Mentira. E eles agilizam passeios também.
- Cairo: hospedei-me no Dahab Hostel. Fica bem no centro da cidade, numa cobertura. Super legal. Pertinho do metrô. É bem barato e cheio de mochileiros. Conheci muitas pessoas legais lá. info@dahabhostel.com bookings@dahabhostel.com dahabhostel.com

Roteiros
Istanbul. Eu diria que 3 dias são mais do que suficientes para Istanbul. Em um dia, visita-se: Cisternas, Topkapi, Ayasofia, bluemosque, museu islâmico e passear por taksin. No outro: passeio pelo bósforo, Galata Tower, museu panorama 1453 e demais museus. No terceiro dia, andar pelas redondezas e pronto. Há muitas agências de viagens em Istanbul. Se você só tem poucos dias na Turquia, talvez vale a pena fechar um pacote com as tuas preferências. Caso contrário, não faça que nem eu: fui em 2 agências para pegar as idéias de roteiros. Fui dissuadido a visitar menos cidades do que eu havia pensado. No fim, me arrependi um pouco. Mas, fiz tudo por conta própria e saiu por menos da metade do preço que haviam me sugerido.
Selçuk. É um bom ponto fixo para visitar as ruínas ao redor e ir e voltar no mesmo dia de Pamukkale. Ephesus toma não mais do que meio período para visitar. Vale a pena ir até a casa de Maria. E visitar o museu e as ruínas existentes na cidade.
Litoral mediterrâneo. Eu não cheguei a fazer, mas foi por pouco. Há um passeio de 4 dias de barco, que sai de Fethiye e vai até Olympos. Ou vice-versa. Vi fotos e mais fotos e, de fato, vale muito a pena. É simplesmente lindo esse litoral.
Antalya. Conhecida como paraíso na terra. É bem lindo mesmo. Há os que preferiram Alanya. Gosto, não se discute!
Göreme. Há 2 passeios clássicos. O red tour, que dura das 9h30 às 16h00 e custa 55 TL. Esse você pode fazer por conta própria, de graça. Eu aluguei uma motinho por 30 TL o dia todo (foi uma bela barganha, na real) e fui por conta própria. Nesse mesmo dia, dá pra visitar o Open Air Museum. No outro dia, dá pra fazer o passeio de Balão (eu paguei 110 Euros) e o Green Tour, das 9h30 às 18h00 por 70 TL. Esse não dá pra ir por conta própria. E, à noite, há o "jantar turco". Vale a pena. Muito divertido. Três dias, como eu fiquei, começa a ser um pouco de mais.
Aleppo. Entre 2 e 3 dias são suficientes. De lá, pegamos van para Marat Al Numan. Numa negociação cinematográfica, fechei uma van para mim, um australiano e um intérprete sírio-inglês de graça. Foi heróico. Visitar as ruínas nas redondezas (Servillah e Al Bara). Recomendo fechar os pacotes direto em Hama.
Hama. Ponto estratégico para fechar passeios. Valem a pena, pois fica bem difícil ir até os castelos e cidades de interesse.
Palmyra. Distoante do resto da Síria, o povo tenta a qualquer custo arrancar teu dinheiro. É super chato. Mas as ruínas valem muito a pena. Atenção quem for pegar ônibus de Homs. Eu errei a rodoviária, porque me deram informações erradas!
Damascus. Inesquecível. Vale muito a pena ficar uns dias. Tem muita coisa pra ver. No mínimo 3. Até uns 5 compensa fácil.
Ma'aloula. Uma das 3 cidades em que ainda se fala aramaico, a língua de Jesus. É pequena. Fácil de chegar. Ar de interior. As pessoas são bem receptivas e simpáticas. Hospedei-me, de graça, no convento de Santa Tecla. Recomendo a visita. E se pode sair andando pelos vales. Cuidado: eu me perdi nas montanhas e não conseguia achar o caminho para descer!
Beiruth. Também é uma cidade estratégica para conhecer todo Líbano. Vale se hospedar aqui e, cada dia, visitar uma cidade do país. O povo é legal, a cidade é enorme e, pasmen, é conhecida com a "clubber capital" do Oriente médio. Muitos e muitos clubs. E moças maravilhosas que flertam descaradamente.
Tel Aviv e JesuralemIsrael é um lugar muito gostoso de se visitar. Temos a impressão de que aquela terra é, de fato, abençoada. Tel Aviv é singular: gente querendo viver a vida intensamente, como numa propaganda de refrigerante. Desbanca Beirth nas baladas. Praia legal. Gente bonita. Jerusalem é o oposto: reduto religioso, milhares e milhares de turistas, muitos e muitos sítios históricos. É bem fácil se hospedar na Old City. Prefira comer fora dela e no lado árabe. Os preços caem muito. E também é uma cidade base para visitar a Palestina.
Ein Gedi, Masada, Eilat - Petra. Atenção com o Shabbat, pois em Israel nada funciona nesse dia (Sábado). Eu cometi um erro estratégico. Poderia ter saído de Jerusalem e conhecido Ein Gedi. No mesmo dia, ir para Masada e me hospedar lá. No dia seguinte, visitar as ruínas. No outro dia, ir para Eilat. Essa é minha sugestão. E, para quem quer ir só para Petra, esse é um bom roteiro. Evita-se cruzar a fronteira Jerusalem-Amman, pagar a taxa mais cara, entrar na capital jordaniana e suar para pegar ônibus até Wadi Musa.
Dahab - Luxor. O paraíso dos mochileiro. Fica-se facilmente 1 semana nesta cidade! Os famosos cursos de mergulho custam até 250 Euros, o curso completo, com direito a carteirinha internacional e tudo. Eu, sem curso nem nada, fiz um curso rápido de mergulho e mergulhei nas águas fantásticas do mar vermelho. É muito encantador. Tome cuidado: no dia que for subir o Monte Sinai, não mergulhe à tarde. E também não se pode pegar vôo. E vale a pena pegar o ônibus Dahab-Luxor. São 17h. Mas e dai? É mais econômico e se chega direto em Luxor, sem problemas. Conheço quem ficou com medo das horas no ônibus e foi até o Cairo. Perdeu tempo e dinheiro. E quem prefere pegar avião Sharm el Sheik até o Cairo ou Alexandria. Pra quem tem grana, tudo vale!
LuxorEm apenas 1 dia, se pode visitar: de manhã o vale dos reis e rainhas; de tarde, os templos de karnak e luxor. Mas é cansativo. Dois dias fica melhor.
Aswan. De onde se pode pegar os famosos cruzeiros pelo Nilo. Quem fecha em Aswan mesmo, direto com os navios, pode chegar a pagar preços bem em conta. E também as Feluccas (barquinho à velas), por 2 dias.





Nenhum comentário: