segunda-feira, 31 de maio de 2010

Luxor - Dia 2

Hoje o dia amanheceu ensolarado. Como todos os dias do ano por aqui. Dizem que a chuva caiu 3 vezes nos ultimos 2000 anos. E de manha, ja bastante quente. No meu hotel, um casal de norte-americanos do Alaska indo fazer o passeio!

Na van, um monte de orientais. Poucas conversas. Eu troco umas ideias com Nathan, um coreano. E o guia, pouco simpatico. Cara de poucos amigos. Estava programado visitar o "west bank", onde estao o vale dos reis, das rainhas, mais um templo e as estatuas gigantes.

O cara, na maior cara de pau, disse que nao nos daria os tickets do vale dos reis. Ele mesmo nos fazia entrar. Ou seja: embolsou a grana para ele e para os outros corruptos dos sitios arqueologicos. Dizem que os mortos tinham que enfrentar a balanca assim que chegassem ao alem-vida. De um lado, a pena. Do outro, o coracao. Por enquanto, acho que a pena voaria longe com o peso de meu coracao criterioso. Pobre do guia, tentando tirar o troco dele e eu julgando-o!

Muito quente. Impossivel andar por estes lados nesta epoca. Por isso esta cada vez mais vazio. Alguns poucos onibus com turistas. Chegam, tiram fotos e vao embora. No vale dos reis e rainhas e' proibido tirar fotos. Sob pena de multa pesada. Pois para pesquisadores, ha um grande interesse. Para turistas comuns, apenas a lembranca basta. E' legal ver as pinturas, mas tambem nada de mais. Em outros lugares estao pinturas similares.

Esses vales fazem parte das ultimas dinastias de egipcios. AS primeias, construiram as piramides. Essa palavra e' a juncao de outras: a volta `a casa do deus sol. Bem interessante. Saqueadores de tumbas fizeram os faraos irem das piramides para piramides menores, ate chegarem a esse vale inospito, onde nao seriam saqueados. E, umas poucas, nao foram saqueadas.

Na volta, dormi a tarde. E, em seguida, mais umas voltas pela cidade. Em seguida, papo com o casal do Alaska, depois com uma canadense que morou em Gana. Por fim, deito-me no gramado do parque central, onde muitos luxorianos passar o anoitecer. E, aqui estou. Pronto para amanha pegar o trem para Aswan, enfrentar o calor maior. Pretendo ir para Abu Simbel e, em seguida, tomar o trem para Cairo. De la, explorar bem a cidade e tentar ir para Oeste, em alguns dos oasis e desertos. Veremos!





Um comentário:

Luka disse...

Impresionante é ver esses lugares fora dos livros de história. Tipo, existem MESMO! rs