quarta-feira, 9 de junho de 2010

Cairo - dia 5

Hoje foi dia de visitar o Cairo Islamico. PEgamos um taxi, por um preco modico. Em seguida, visitar todo o bairro. De um lado, umas ruas mais do que imundas. Casas caindo aos pedacos. Tiro umas fotos do povo e me perguntam: "por que nao vai para a rua bonita tirar fotos?". E eu: "porque quero registrar as cenas do povao". Resposta que agradou.

Mesquita atras de mesquita. Vejo um monte de muculmano vestido de branco. Umas mulheres com suas roupas bem coloridas. Vejo que é diferente, mas nao consigo perguntar para ninguem. E nem obter respostas satisfatorias. Caminhamos por todo o bairro. E, entao, em uma das mesquitas, finalmente entendemos. O "padre santo" do islam estava na cidade. Ele estava indo para a mesquita em que eu estava visitando. PErgunto e me dizem: somos do Paquistao, India. Dentro do Islam, ha varias divisoes. Com o Cristianismo: protestantes, catolicos apostolicos romanos, gregos ortodoxos, etc. Esses que vi se vestem de branco. E as mulheres, com o rosto de fora, mas todas coloridas.

Nao consigo ver o tal do "homem". Em seguida, explorar as lojas e mais lojas do bairro. Barganhar, brigar, vencer. Assim se faz para comprar no mundo arabe. Claro, o importante é o sentimento. Eles sempre estao lucrando. A gente fica com a impressao que fez uma boa compra. Assim, o sentimento é o que conta. Eu so fiz bons negocios a viagem inteira. PElo menos, assim é como quero me sentir.

Fim do dia. Volto ao hostel e uma turma vai para um espetaculo num centro cultural. Muito legal. Musica arabe. Danca arabe hipnotizante. Gostei do gran finale no Egito. Amanha, pego aviao a tarde. Cairo - Frankfurt - Sao Paulo.





2 comentários:

Renata Lemos disse...

Oi Marcelo!

Eu ADOREI o seu blog!! Aqui tem muiiiita informacao!! E vc passou por todos os lugares que quero ir, entao foi super util pra mim!

Obrigada mesmo por disponibilizar este livro :)

Estou partindo pro Oriente Medio sabado agora, mas praticamente nao tiver tempo de planejar nada, entao queria te fazer umas perguntinhas de info que nao achei aqui. Vc poderia me passar seu email?

O meu : renata@lemos.info

A primeira pergunta é: Vc comentou que o hostel de istambul era legal e bem localizado, mas nao encontrei o nome dele ou referencia. Se lembre qual era? Pode me indicar?

Muito Obrigada!!

Sara disse...

Como agradável viagem, estou feliz que você tenha sido capaz de fazer, espero que todos podem fazer coisas semelhantes na vida, então eu acho que se todo mundo pode fazer essas viagens devem reservar pacotes turisticos com os melhores preços