sexta-feira, 11 de junho de 2010

São Paulo, Porto Alegre, Torres

Uma semana antes do fim da saga, fico sabendo que meu irmão mais velho vem se casar. Assim, subitamente. Já são casados na prática há uns anos. Chego em São Paulo 05h30. E às 7h20 embarco para Porto Alegre. Minha família segue num voo diferente, dez minutos depois.

No vôo de volta ao Brasil, aeromoças bonitas. Jovens. Será que me casaria com uma delas, tal como um primo fez? Ele viaja o mundo todo com descontos! Não, não foi desta vez. Meu olhar cansado só queria saber de repouso.

Chegamos em Porto Alegre e vamos direto a Torres, divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. O sul do Brasil. Terra de gaúchos. Vejo muitos trajados daquele jeito típico: chapéu, botas, bombachas. Chimarrão. Em cima do cavalo. Frio. Cidade de praia sem turistas, neste tempo gelado. No verão, tudo muda. Uma cidade tranquila de interior. Até faz pouco tempo. Como outras cidades sulistas, o crack vem acabando com a paz. Caos. Roubo. Tráfico. Famílias destruídas. Mortes. O sul já não tem aquela qualidade de vida de antigamente..

O reencontro de 3 irmãos. Após a diáspora dos 4. Cada um, para um canto. Pelo menos, uma boa parte da família reunida para o momento solene. Casamento civil. Na prática, já eram casados. O casamento religioso, que é apenas um ritual para a comunidade, será em outro momento. Deus, que sabe de tudo, já sabe que estão casados. Sempre soube. E sempre saberá.

Eu, calado. Voltar para o país. Preciso de uma rotina. O luto após uma bela viagem. Culturas. Comidas. Sabores. Histórias de vida. Encontros. O mundo árabe. O islam. O respeito ao profeta Maomé, com sua mensagem de paz. A rosa o simboliza. Essa flor tão bela!

Na memória, todas as vivências. A terceira viagem. O que experienciei fica para sempre. Bens materiais? Esses são passageiros. A vida é passageira. Quero ter o máximo de boas experiências que puder. Isso eu levo para sempre. E que venham novas viagens.

Insha'Allah!
(Se Deus quiser - em árabe)





6 comentários:

Gossip boy disse...

Oi,acredita que li seu blog em 2 dias??Achei bem interessante todo seu planejamento,parece que essa viagem estava a um tempinho a ser realizada.Eu ainda vou demorar de realizar viagens assim,como todo estudante universitário, o $$ ainda está pouco,eheheh...
A coragem que você teve durante todo esse percuso também é muito inspirador,nunca mochilei,mas espero por isso em prática o mais cedo possível,começar pelo Brasil,nada melhor conhecer seu próprio país primeiro,fazer mochilagens pequenas,e depois quem sabe fazer uma de 2 meses??ou até aquela que você mencionou de 1 ano..ehehe que sonho hein?Encontrei seu blog por acaso na comunidade dos "mochileiros" no orkut,desejo tudo de bom para você apesar de não te conhecer,é um cara muito sortudo,pode ter vivido uma coisa que geralmente as pessoas só encontram nos livros de história..
Ainda chego no seu nivel,Dr.
aha
lol,abraços...

ps:Outra coisa também espero chegar em 6 linguas,5 linguas é pouco cara..ahaha por enquanto me contento com meu inglês,a próxima vai ser o francês,e já tenho os dias contados p/começar.
fuiz,abraços..
Por quais países você já mochilou??

R. disse...

Marcelo, adorei seu relato. Estava procurando umas coisas sobre a Síria - provavelmente minha próxima parada - e te achei.

Morei 8 anos em Israel e fiquei com muita saudade. Amo a Palestina, adoro o Egito, para onde fui várias vezes. Me apaixonei pelo Líbano e acho a Jordânia chatinha, mas interessante pelos amigos que deixei por lá.

Enfim... Mabrouk. Poucos têm coragem de desvendar os encantos do OM. E infelizmente, como vc mesmo disse, nossa cultura mochileira no Brasil é nula. Fico indignada.

Beijo e boas viagens!

R. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Marcelo disse...

Gossip boy, grato pelos comentário. Fiquei bem contente que alguém pode viajar um pouquinho também com este meu relato! Começa a mochilar aos poucos.. que de repente surgem as viagens mais longas e para lugares mais exóticos (aos olhos de quem fica. Quem vai, sempre é diferente!).

R., pois é, a cultura mochileira. Tomara que com este blog eu auxilie o povo a mochilar mais.. veremos!

Visitem o Oriente Médio. É lindo por lá. Vale muito a pena. Viagem pra lá. Conheçam a Síria. É super llindo lá. Povo maravilhoso! Turquia.. Palestina, Israel. Todos países, bem legais!

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

E aí cara, tenho blog tb, dá uma olhada lá... to planejando fazer uma viagem pelo oriente médio praticamente igual essa tua aí... só q to vendo se vo precisar de visto pra síria e líbano, pq não to no brasil pra ver isso... adicionei vc no orkut, manda um scrap lá ou comenta no meu blog... ou manda e-mail no cavalheirobueno@gmail.com

nos falamos! abs!

Luciana Gravino disse...

Olá Marcelo! Adorei a sua Saga pelo Oriente Médio. Por favor preciso de umas dicas, quero viajar no fim de janeiro uns 20 dias para a Turquia, e gostaria de ir a outros países próximo,Síria, Israel, Palestina,só que tenho um problema, não falo inglês!!!ganhei esta viagem e preciso aproveitar o máximo,e vou ficar em hostel, agradeço se vc puder fazer um roteiro bem simples...Um grande Abraço. Luciana Gravino.Rio de Janeiro.
lugravino@hotmail.com / lugravino@gmail.com