sexta-feira, 23 de abril de 2010

Antalya - dia 2

Ontem, quando cheguei a pensao, o atendente me convida para tomar um çai (le-se tchai = cha). Comunicaçao bem complicada, pois ele nao falava nada de ingles. Mesmo assim, penso que nos entendemos. Ele me disse que quando eu cheguei de manhazinha, ele tinha acabado de ir dormir. me convida pra sentar no sofazinho em que ele faz a guarda da pensao. Muda da novela pro futebol. Nas tantas, me pergunta se tenho filho. Se sou casado. İnsinua se eu vou sair e festar. Ai, mais diretamente, pergunta se ja provei do tempero da turquesa. O sinal que ele fazia com a mao era indubitavel: com uma mao, um buraquinho, com a outra indroduzindo o indicador. E fazendo gesto de sılhueta feminina. Digo que vou dormir e que estou cansado de andar o dia todo.

Hoje acordei sem despertador. Pratiquei yoga no pequeno espaço de meu quarto. Tomei meu cafe que havia compradono supermercado. Começo o dia e exploro todos os cantos de Kaleiçi (o centrinho velho de Antalya). Depois, passeio de escuna pela orla da cidade. As aguas aqui sao cristalinas. Muito lindo. Ai, descobri no parque uma feirinha em que as mulheres dos policiais vendem comida caseira. Cada prato por 1 lira! Muito barato. Desperto o sentimento materno numa delas e ganho um doce de graça. Vou ate o grama estendo minha canga com desenho de fitinhas de nosso senhor do bonfim. Na praça, muitas mulheres com seus lemços cobrindo o cabelo. Crianças brincando. Uma delas manda o filho me oferecer o gozleme (uma panqueca deliciosa daqui). Aceito. E fico ali uma boa parte da tarde, observando a vida dessas pessoas.

Em seguida, visito o resto da cidade, o museu e volto na praça, que me agradou bastante. A volta final é pelo centro novo. Numa loja, a dona manda chamar a filha para entender ingles. Em outra, o dono tinha um cardapio mais cara para os turistas do hotel 5 estrelas e um mais baratos para os demais. Ele me oferece esse mais barato. Quando passo de novo por ali, me chama e me convida para tomar um çai.

Em minutos vou pra loja da empresa de bus pegar o mini-bus gratis pra rodoviaria. Deisei minha mochila por la o dia todo. Os turcos sao legais, receptivos, calorosos quando a gente se aproxima. Honestos. Estou com muito boa impressao deste pais.





Nenhum comentário: