segunda-feira, 12 de abril de 2010

A primeira viagem

Toda viagem é composta por 3 viagens. A primeira é aquela que idealizamos. Temos a idéia de viajar. Escolhemos o destino. Sonhamos com ela. Gastamos nosso tempo para descobrir informações a respeito dos lugares a serem visitados. Fantasiamos com as situações que ocorrerão. Ainda estou nessa primeira viagem.

Esta viagem começa há um tempo atrás. Não sei precisar quando, exatamente. Ouvia falar de Israel por meio de pessoas que para lá foram. E ouvia falar muito bem. Ao contrário de noticiários sensacionalistas, contavam-me que era um país em que se sente bastante segurança. Vindo de brasileiros, isso é significativo. Para quem mora em capitais, o Brasil é um país violento. Sempre temos que ter cuidado. Além de Israel, me fascinavam os documentários do Egito. Aquelas pirâmides e o misticismo daquela região já haviam despertado meu interesse. Visitar esses lugares, pensei: "quando eu for mais velho e possa aproveitar melhor tudo isso".

Em 2008, meus pais vão ao Oriente Médio. Foram tão enfáticos em falar dos lugares visitados que adiantei esse sonho. Comecei a primeira viagem em setembro de 2009. Finalizando uma etapa importantíssima de minha vida profissional. "Por que não oriente médio?". E, como num passe de mágica, tudo foi se configurando para essa viagem, e não para outras.

Idealizei alguns roteiros. Quais países? Irã, com certeza. Líbano. Iraque, esse só mais pra frente. Então, lendo relatos de mochileiros, passei a fazer as ligações da primeira viagem com a segunda. Fechei meu roteiro.

1) Turquia: visitar Istanbul. Sempre me interessei por conhecer Constantinopla. O império romano que caiu. As culturas otomanas. Lugares com história de mais de 5000 anos
2) Síria: meu bisavô é Sírio. Apesar de noticiarem coisas temíveis dos países islâmicos, nunca fui de acreditar em jornais (como já diria Levi Fidelix). Sensasionalismo. Manipulação das massas. Informações altamente idologizantes. Síria, quero conhecer a terra de meu ancestral. E a cultura islâmica. Vi relatos de gente que foi. E gostou. E se sentiu bem.
3) Israel: finalmente, chego às terras por onde caminhou Jesus. Cultura judaica. Primórdios do cristianismo. Israelenses. Quero ver porque muita gente volta encantada com esse país.
4) Jordânia: um dos pontos altos da viagem. Coloquei como meta para mim mesmo conhecer as 7 maravilhas do mundo moderno. Petra está na lista. Esse foi o desencadeador onírico da viagem. Ver por onde andou Lawrence da Arábia, que tanto me encantou na infância em seus filmes.
5) Egito: deserto, faraós, camelos, rio Nilo. Monte Sinai. Quem é esse povo misterioso? Saber da história e cultura antiga. Claro, viver o presente desse país, que dizem ser bem pobre. Vamos conferir com os próprios olhos.

Dia 13 começa a segunda viagem: aquela que realizamos de fato. Por 2 meses lunares viajo pelo oriente médio. Véspera de lua nova: finalizando o ciclo minguante e iniciando uma nova fase. Justíssimo, para quem termina um ciclo que durou 13 anos. A volta, na mesma véspera de lua nova: recomeçar a vida num novo ciclo.

4 comentários:

Unknown disse...

Que maravilhosas palavras... Que assim seja feita as suas vontades. Muita sorte e paz na nova busca e caminhada. Até a terceira viagem!

Unknown disse...

Ae Marcelinho, tô acompanhando e curtindo virtualmente (infelizmente).

Beijocas

Ucainho disse...

Go ahead my friend!! have a nice trip and go back with awesome experience!!

I miss Middle East!!

Rosa Maria disse...

Já me cadastrei para poder acompanhar sua viagem. Fui para Araras e depois para Caraguá e agora ficarei aqui em Itu.Vou começar a ler tudo o que você já postou para curtir suas aventuras,Beijos