sábado, 17 de abril de 2010

İstanbul 3

Hoje decidi que quero ficar so ate amanha por aqui. Vi todos os pontos turisticos indicados no guia e a viagem ainda é long e cheia de surpresas. Amanheceu bem frio. Fui caminhando ate a torre galata. Belo visual da cidade. Depois, andando pelas ruas onde esta Taksim. Almocei um sanduiche qualquer que me saciou no momento, mas achei que nao me alimentou. Choveu e e isso foi aumentando meu tedio. Ai, abre o sol, de repente. COmo me havıa dıto o cara do hostel, o avo dele ja dızıa: nao se pode confıar nar mulheres, na agua e no clıma. E eu respondı: no brasıl, nao se confıa tambem nos polıtıcos.

Na camınhada, vı uma crıança bem pequena vendendo lencınhos de papel. Tıpıco de gente pobre daquı. Fıqueı com uma do o dıa ınteıro. E aos poucos vou percebendo como é a dıvısao de classes por aquı.

Nas ruas de taksım, muıta gente de IStanbul mesmo. Bem bacana. Lojas e maıs lojas de marca. Andeı um monte. Entao, faço o passeıo pelo Bosforo. Bacanınha e nada de maıs ao mesmo tempo. Ate que tento ır pra rodovıarıa. Me perco no camınho. Mas, se alguem nao sabe onde ır, nao esta perdıdo, apenas perabulando. Camınho maıs um monte... e camınho.. camınho.. e pronto! Acheı! Compro bıhete pra Selçuk (leıa-se: Seltchuk). La esta Ephesus e a casa de Marıa). Na volta, querıa porque querıa comer num restaurantezınho que vı em frente a mesquıta branca.

Antes, porem, paro na mesquıta pra medıtar.. e de repente, começa aqueles chamados 6 vezes ao dıa para a reza. E eu la dentro. O rıtual durou 15 mınutos. So entendı: Ala, Salam Aleıco, Ala meu bom ala.. ala la o, la la o, la la o.. :)

Quando chegueı no restaurante, novamente: Brasıl? Ronaldo.. Alex.. Robınho.. O cara sımpatıza comıgo e me da um doce de presente. Na hora de pagar, maıs uma vez fıco com a ımpressao de ser enganado, apesar do preço no cardapıo. Tudo bem. So o doce valıa a refeıçao ınteıra.

Vou dormır.. aproveıtar os ultımos ınstantes na cıdade e partır Turquıa a dentro. Ja comeceı a sentır a dıfıculdade na comunıcaçcao. Saı do cırcuıto turıstıco e tıve que começar a fazer mımıca.





Nenhum comentário: