terça-feira, 27 de abril de 2010

Siria! Aleppo - dia 1

Ontem peguei o bus de Goreme para Antakya. Nao foi tao simples. Primeiro foi para uma cidade que nem sei o nome. Espero 1h e quando os ultimos 2 onibus estao de saida, eu sozinho na rodoviaria, vou checar com o motorista. Pego esse bus ate outra cidade e mais um para Antakya. No onibus, eu e mais Rob, um australiano ja na meia idade que tambem estava indo para Siria. No primeiro onibus, um casal de japoneses em lua de mel: 2 anos viajando pelo mundo. Quem sabe eu tenha esse merecimento tambem.. e estavam indo pro Iran! Eu fiquei temeroso de ir pro Iran, apesar de extremamente desejoso de visitar esse pais. Acho que fica pra proxima.. se eu nao mudar de planos no meio do caminho!

Chegamos e logo decidimos seguir um trecho da viagem juntos. Pegamos o onibus das 8h para Siria. Na fronteira, eu ja tinha visto tirado no Brasil. Foi super tranquilo.

Ja na Siria, comeca-se a sentir a diferenca. Clima parece mais quente. Paisagem mais seca. Pessoas diferentes. Bem menos moderno que Turquia. Chegamos em Aleppo. Procurar hotel. So contando com o guia lonely planet. Pela net, sem referencias de onde ir ou ficar. O primeiro hotel, cheio. Logo achamos o segundo e por aqui ficamos 2 noites.

Dando umas voltas pela cidade, logo percebemos que o povo sirio e' bastante receptivo. Mais ainda que o turco, imaginem so! Muito solicitos. Honestos. Alguns falam frances. Outros, arranham ingles. Vamos ao bazar e logo um deles diz que eu pareco sirio! Digo que meu bisavo era sirio..

Mais voltas pela cidade e chegamos a grande mesquita. Impressionante. Parece novinha, mas foi construida ha 1000 anos. Mulheres completamente cobertas. Isso causa espanto para mulheres. Eu, tranquilo. Pois vejo lojas e mais lojas de roupas fashion.. lojas de roupas intimas com pecas bem picantes.. e reparando na roupa dessas mulheres que nao se cobrem completamente (sim, algumas nem se ve o olho), nota-se sapatinhos bem cuidados e da ultima moda, calca jeans tambem arrumadinha, lencos de cabelo super trabalhados.

Ha um bairro cristao por aqui. Ruas estreitas e gente mais 'europeia'. Outro mais tradicional. Na hora do almoco, um sujeito nos leva a comer num lugar excelente e barato! Comida siria! Fantastico. Por enquanto, estou com otima impressao deste lugar. O que mais me chamou atencao e' a honestidade das pessoas. E sempre muito simpaticos. Claro, quando falo 'Brasil', isso ja se torna algo exotico.

Terca-feira todos museus fechados. Amanha, vamos visitar a impressionante Cidadela. E andar pelo centro velho. O Rob e' musico. Hoje vamos num bar 'europeu' com musica ao vivo.

Os precos das coisas sao bem em conta. Hostel ainda nao existe por aqui. Estamos num hotelzinho. E ja tem aqueles hoteis americanos super caros. Eu pagando 8 dolares uma diaria (e ja nao achando tao barato comparado com o preco das coisas por aqui) e esses caros ate 250 dolares. Uma brutal diferenca. Enfim, os turistas querem conhecer o pais. Ja os backpackers, esses ainda terao que esperar um pouquinho ate montarem Hostels.

Depois, seguimos para Hama, parando pelas 'Cidades fantasmas'. Dali, Crec des Chevalieres. E entao eu sigo sozinho novamente. PAra Palmyra e Damascu. Vou tentar ir para Beirute, se eu tiver como tirar visto. Mais um pais na bagagem e' interessante. Aumentar minha milhagem!

Ah, na Siria nao consigo acessar orkut, so facebook (que demora muito). Fotos, so por aqui mesmo.





Um comentário:

Maíra disse...

Marcelo, se vc conseguir ir p o Líbano, só p vc saber que minha família é da região de Baalbek, Douma. Pelo que sei, é uma região de montanhas e águas.
Se passar por lá, tira umas fotos!
Estou acompanhando a "Saga". Bem legal! Bjs!