domingo, 18 de abril de 2010

İstanbul - despedida

Decidi ficar menos em Istanbul. Hoje, vim pedir reembolso pro povo do ISTANBUL HOSTEL e estao me negando. De 2 dias, querem me devolver somente 1, por insistencia minha. Estou aqui na recepçao e vamos ver o que acontece. EStava tudo bem. Acho que estao achano que estou rejeitando a boa recepçao turca...

Ontem, quando cheguei, uma americana e croata no quarto. A primeira falava portugues muito bem - para apenas 1 ano no BRasil, em Roraima. AChei muito legal. Antropologa que trabalhou com os indios. Ela foi pra um lugar que os brasileiros nem sonham em ir. Que vergonha para nosso pais.

Acordo tarde. Afinal, domingo eu posso. Ai, todos desesperados para voltar pra casa. Os europeus, devido ao vulcao que fechou os aeroportos europeus e despertou a paranoıa de 2012. As francesas vao encarar o trem de 2 dias pelo leste europeu. Povo educado e simpatico. Gosto de falar frances, apesar de nao conseguir desenvolver a conversaçao para algo mais elaborado do que os livros da escola de linguas!

Ai, fui ao Panorama 1453, um museu que ainda nao descobri porque esta fora dos guias. Fui ate la e so turcos. Nem as legendas dos quadros em ingles. Ainda bem que haviam os guias eletronicos explicando. Contando a historia da tomada de Constantinopla, fim da idade medieval e inicio da moderna. Abertura politica e religiosa do sultao aos povos vencidos depois dos 53 dias de batalhas e de estrategias que mudaram a historia das guerras. Orgulho turco. Tanto orgulho que os extrangeiros desavisados nao chegam ate aqui. Vale a pena visitar este museu.

Finalmente, aprendo a pedir comida em Turco. E descobri um lugar simples, de gente honesta, com comida barata. Uma excelente despedida de İstanbul.

Logo mais pego a balsa para o lado asiatico. Onıbus ate Selçuk, visitar as ruinas de Ephesus. Decidi pular Troia (que tem um cavalinho de madeira feito depois do filme e um pedacinho de nada de muro) e Bergama (com uma ruininha que nem onibus conduz ate ela). Minha intuiçao me diz: segue adiante que chegaras em lugares que quereras ficar mais tempo.

La vou eu!





Nenhum comentário: