terça-feira, 20 de abril de 2010

Selçuk - dia 2

Acordo com a missao de dizer pro pilantra do GIRGIN ARTEMİS GUEST HOUSE (Falco´s place) que nao fico la. Assim que vou comer o cafe da manha, a familia dele toda feliz vem me receber - o unico hospede do lugar. Cafe bem servido. Falo que nao fico. Ele se irrita e nao quer me dar o dinheiro de volta. Depois de um drama dele, so me devolve uma parte. Eu tento argumentar e entao, deixo quieto o restante, sob ameaça de que na internet vou contar tudo o ocorrido e quem lesse iria evitar o hotel dele. Ai, saio andando. Dali a pouco, ele vem atras de mim e diz que vai ao banco pegar a grana. Mais um tanto, ele me da a grana e me ameaça, dizendo que é cıumento e que se eu ficar em outro lugar, ele vai pra policia. Nessa hora, foi que eu finalmente falei duro. Eu disse que eu mesmo iria pra policia. Sigo adiante pro hostel que no dia antes eu ja tinha visto. Chego e conto o ocorrido. Como imaginado, tudo blefe.

Pego a bıke gratis do AUSTRALIAN NEW ZELAND HOSTEL e vou pedalando ate ephesus, a maior das ruinas do mundo antigo. Era capital da Asia menor. Cleopatra veio pra ca passar temporada com seu imperador romano. Grecia, Roma, Seljuk, Otomanos e outros imperios se estabeleceram por aqui. Sao Joao e a virgem Maria. Sao Paulo. Enfim, aqui tem historia. Depois dos 6km de pedalada ate ephesus, continuo a subida de 7km ate a casa de Maria. Nos 2km, estou exausto. Vendo que seria muito dificil continuar. Desço. Deisxo a bıke. Tento carona. O primero carro para! Um velho. Conversamos a respeito da complexidade, mundo moderno, a virada dos tempos, a simplicidade com algo paradoxalmente sofisticado. Bem bacana essa conversa. A casa de Maria é legal. Bem pequena. Lugar de paz. Ai, outra carona pra voltar. Facil. EM ephesus, uma cidade bem grande e demora pra ver (um periodo para ver bem). Gostei. Volto na pedalada pra cidade. Visito a basilica de Sao Joao e seu tumulo. A mesquita Isa alguma coisa. Paro e faço minha meditaçao quase diaria. Para numa das ruazinhas impaticas para comer e ver o povo em seu cotidiano. Dou mais umas voltas, tiro fotos todos pontos bizantinos da cidade. E em breve, vou comer no lugar mais simpatico e de pessoas legais da viagem. Preços otimos e comida excelente.

Amanha pego onıbus para Fethıye, litoral.

Acabo de voltar do rango. Um casal de velhos americanos, falantes e engraçados. Um casal de meia idade canadense, bem legais. Com direito a nargile e muitas risadas.





Um comentário:

Unknown disse...

Marcelinho, vi o link no Facebook e vim parar aqui, rs! Li tudo! Que fantástico! Que inspirador! Vou acompanhar sua aventura, depois dessa! rsrs. Boa sorte e ótima viagem!