sexta-feira, 30 de abril de 2010

Castelo de Sheiza, Apamea e Castelo de Salah Ahdin (Saladin)

Hoje paguei um passeio para ir a esses 3 lugares. O primeiro e' um castelo construido pelos muculmanos para resistir as cruzadas. Legal o castelo, no alto de uma colina.

Apamea foi uma cidade importantissima do mundo antigo. Desde os Hititas, gregos, romanos e todos imperios que se apoderaram da atual siria. Neste pais ha o primeiro registo escrito da humanidade. Em Apamea habitaram mais de 500 mil pessoas. Um corredor de quase 2km de colunas! Impressionante.

Isso tudo e' perto de Hama. Ai, o carro atravessa uma planicie, sobe as altas montanhas, vai ate o outro lado onde ja se pode visualizar o litoral e se chega ao castelo de Salah Ahdin, o lendario guerreiro que retomou Jerusalem. Mas, e' so o nome dele no castelo, pois nao esteve por aqui. O castelo e' enorme, no alto de uma montanha. Bem legal. Nas tantas, uma moca sem veu sobe umas escadas, seguido de 2 homens. Eu, claro, olhei a primeira vez de espanto por uma mulher nao usar veu. E desviei o olhar. Depois, eles me encontram e nao e' que o cara tenta me engatar com a moca?? Este pais e' incrivel!

Duas horas e de volta a Hama, cidade mais antiga ate que Damasco. Povo conservador. Muitas mulheres cobertas. Mas, povo bem tranquilo e receptivo. Ja ouvi dizer que a honestidade que encontro ate aqui talvez acabe. veremos.

SExta e' o dia sagrado pros muculmanos. Dia de ir pra mesquita mais do que as 6 chamadas diarias. Como Domingo, a missa para os catolicos. Tudo fechado. Amanha (sabado), algumas coisas abrem. Domingo e' dia de trabalho e comeco de semana. Amanha comeca o 13 festival de primavera de Hama. A cidade toda preparada para receber milhares de pessoas. Eu vou pra Homs amanha. Nao sei se durmo la ou se vou direto pra Palmyra. Veremos.

Ainda sem fotos... nesta cidade, a net e' bem ruizinha..

Nenhum comentário: