segunda-feira, 3 de maio de 2010

Damascus - dia 2

Acordei e tirei o dia para andar por todo centro velho de Damascus. Andei pelas Souks (bazars). Comprei umas coisinhas, comida, frutas. Fui aos lugares historicos. Tirei fotos, andei e andei. Entao, chego ao bairro cristao. Mudanca radical: mulheres com roupas justas, algumas com decote comportado, lindas e charmosas. Aqui na Siria, o povo tem boa aparencia. Foi quase um choque, depois de estar quase em tempo integral num mundo islamico, ver pessoas 'normais' andando nas ruas.

Por aqui, sinto a diferenca de muculmanos e catolicos. O povo sirio (o islamico) tem como tradicao a hospitalidade. Eles fazem questao de serem legais, receptivos e amistosos. Hoje, mais uma vez, eu estava sentado numa praca descansando meus pes. Um rapaz se aproxima. Depois de um tempo, puxa conversa. Universitario que vai fazer doutorado em marketing. FOi uma conversa legal. E assim acontece com mais sirios islamicos. Ja os catolicos, nao senti a mesma coisa. Apesar deu me identificar mais com eles pelo mesmo estilo de vida, jeito de vestir, comportamento.

Aqui na Siria, percebi as mulheres ocidentais sao vistas como nos filmes americanos: que bebem, fazem sexo facilmente e nao sao religiosas. Isso para as mais jovens. Vejo que essas jovens reforcam isso desrespeitando os costumes locais: bebem e se vestem inapropriadamente. Algumas que fazem isso e a maioria que nao faz paga o preco. Nao sinto discriminacao. Sinto apenas essa primeira imagem que fazem, mas logo numa conversa isso muda.

Sentei num cafe e um sirio se enamorou de uma brasileira. Mentirosa. Ele, apaixonado, me diz que quer se mudar pro Brasil. Explico o lado bom (povo, alegria, vida tranquila) e o ruim (violencia, policia nao-confiavel, pobreza). Nas tantas, lhe digo que se ele for e largar dessa mulher, muito provavel ele engatar com outra. E ele: "e', eu to sabendo que elas fazem sexo facilmente". Olha so a imagem da brasileira! Meu povo, vamos batalhar por mais conteudo! Nao tive como negar, pois em nossa cultura as coisas sao diferente mesmo.

Amanha vou para Malula, uma das 3 cidades em que ainda se fala Aramaico. Parece que posso dormir por la, de graca num convento (deixo minha contribuicao). Estou pensando em fazer isso. Volto e vou pra Beirute. Discuti meu roteiro com um pessoal que este la estes dias.

Ah, um casal de norte-americanos no meu lado no hotel. O cara ganhou um violao de um viajante. Ele me da o violao de presente. Fiquei feliz. Mas vou deixar o instrumento pro proximo. Dificil ficar carregando pra cima e pra baixo.

Damasco e' uma cidade muito legal. Muito mesmo. Moderna e antiga ao mesmo tempo. Estou gostando daqui. E a Siria, aos que assintem muita televisao, e' muito mais que grupo terrorista. Ate agora, a unica metralhadora que vi foi uma guitarra em forma de metralhadora! ME arrependo de nao ter tirado uma foto! No mais, povo muito tranquilo, bem receptivo e hospitaleiro, de boa aparencia (isso e' algo da nossa cultura.. estou escrevendo isso somente para o conhecimento de nos, brasileiros), cheio de historia e cultura. Barato, muito barato. E bem visitado por franceses e anglo-saxoes. E eu ainda ouco de brasileiros no Brasil: o que voce foi fazer na Siria? Pois e', minha resposta: leia um bom livro de historia que vai saber o que vim fazer aqui..

De novo, fotos so pelo orkut..

2 comentários:

Denia disse...

Legal! A cada dia que vc escreve me dá mais vontade de ir conhecer estes lugares. Adoro pessoas hospitaleiras...e conhecer uma cultura tão diferente...me fascina. Viajo por suas palavras...
E quanto ao preconceito com a mulher brasileira...ai meu Deus...será que o pecado mora no Brasil?! Bom...quando vc voltar debatemos mais sobre esse assunto, psicólogo!rsrs

Domenico disse...

Aê, ótima viagem e férias merecidas! Vc devia ter vendido o violao, hehe