sábado, 22 de maio de 2010

Ramallah, Nablus, Jericho, Jerusalem - dia 5

Na noite anterior, o alemao ainda estava em Jerusalem. Combinamos de ir para HEbron, onde os profetas estao enterrados (os biblicos). De manhazinha, descobrimos que a mesquita onde estao esta fechada. Isso mesmo: para os muculmanos, os profetas biblicos sao muculmanos.

Decidimos ir para Nablus. Primeiro, Ramallah. Pegar onibus do lado arabe de Jerusalem. Esta cidade e' interessante. A cidade antiga e' dividida em 4: quarto muculmano, judeu, cristao e armenio. Este ultimo, pela consideracao de ser a primeira nacao a se converter ao cristianismo, nos anos 300. O resto da cidade e' dividida no lado judeu (cheio de shoppings, moderna, etc.) e o arabe (com muito comercio, mundo arabe). Como hoje e' Shabbat, tudo funciona normal no lado arabe. Portanto, dia de explorar a Palestina.

NAblus e' uma cidade muito antiga. Ha uns anos um terremoto revelou uma ruinas antiquissimas. ME senti como na Siria. Entao, alguem nos fala: NAblus e' a pequena Damascus! Um sujeito nos para e convida o doce tipico daqui. Falava 5 linguas tambem. E o doce ate agora esta alojado como uma bomba no estomago.

Umas voltas pela cidade e perguntamos com ir para JEricho. DOis rapazes fecham a loja e nos levam ate o terminal rodoviario. A hospitalidade arabe! Definitivamente: o judeu e' educado. O israelita, simpatico. Hospitaleiro mesmo, o arabe.

Um taxi compartilhado para Jericho. Vamos `a cidade mais antiga do mundo. Sao 10000 anos de historia. A mais baixa do mundo: 233m abaixo do nivel do mar. Quente. Sol. E onde Jesus foi tentado. Subimos ate o mosteiro de teleferico. Uma vista linda.

Na volta, esperar o taxi que era uma limosine mercedes! Pronto. Jerusalem. Amanha, me despeco de Israel. Reservei o bilhete para Eilat. Assim que se faz para ir pra la. Cruzo a fronteira para Jordania. E vou a Petra.

Israel e' legal. Os brasileiros se sentem seguros por aqui. Cultura semelhante com a da classe media-alta paulistana. Clima semelhante. Com a vantagem de ter pessoas honestas nas ruas. Nao andar em perigo constante. Gente com aparencia semelhante. Mas, em uma guerra a qualquer momento. No Brasil, violencia nas ruas, policia corrupta. Imagens da televisao generalizando a vida de Sao Paulo e Rio de Janeiro para todo o pais. As grandes cidade brasileiras tem esse perigo constante. Ja os interiores do Brasil, para quem teve a chance de conhecer, e' uma paz e tranquilidade..

Quando falo do Brasil, conto essas diferencas. Aqui, sempre que falo "sou de Sao Paulo", me dizem "cidade violenta, eu vi na TV". Entao, conto um pouco como e' o resto do Brasil.

Meus amigos, visitem os interiores do Brasil. E visitem o Oriente Medio!





Nenhum comentário: