domingo, 23 de maio de 2010

Eilat, Aqaba, Wadi Musa

Mais uma noite em Jerusalem. Despeco-me do alemao e dos outros mochileiros que conheci nos dias em Israel. Na real, nao me identifiquei muito com o perfil de viajantes nesse pais. Muitos norte-americanos e turistas de todo o mundo em pacotes turisticos. Alguns mochileiros europeus, asiaticos. Bem poucos sulamericanos. Encontrei muitos apenas viajando por Israel, por acharem ser um pais mais seguro. Israel e' perfeito para a classe media-alta paulistana.

Reservei o bilhete para Eilat 2 dias antes. Peguei o bus das 10h. Chego 14h30. Vejo 4 mochileiros (dois homens, duas mocas). Nao querem muita conversa. Tenho que pagar um taxi sozinho para a fronteira. Tudo bem. Preco de uma refeicao. Pago a taxa de saida de Israel: 98,50 NIS. Um absurdo! Na real, nao tinha diferenca deu cruzar por Jerusalem-Amman, como diz o lonely planet. Encontro um senhor na fronteira. Logo conversamos. Ele sozinho tambem. Eu ja tinha visto da Jordania tirado do Brasil. Vamos pegar um taxi da fronteira para Aqaba. De Eilat se ve Aqaba. Sao apenas 10km. Os taxistas, com eu penso serem em todo mundo, tentar nos arrancar uma grana.

Eu, para variar, discuto com os caras! Entao, pegamos o taxi. E o cara ficou bravo com a gente! Foi engracado. Nos deixa na rodoviaria. O lonely planet (o guia de viagem) dizia que so haviam onibus para Petra ate 14h. Mentira. Chegamos la 16h e ainda havia onibus. POr 5 JD. Mas tinhamos que esperar encher.

Dou uma volta na cidade. Douglas e' um senhor de mais de 60 anos. Psicologo! Trabalhou com aconselhamento psicologico e jantou com o Carl Rogers. Foi chamado para a guerra do Vietan, onde ficou 8 meses e 10 dias atendendo os militares. Viajou todo o mundo. Fez a volta ao mundo em 1 ano. Essa volta ao mundo..

Quando voltamos para pegar o bus, nao estava cheio. O motorista e os passageiros querendo sair. Pagamos todos o dobro. Tudo bem. Chegamos em Wadi Musa, de onde se vai a Petra. Cidadezinha bem simpatica. Estou hospedado no VALENTINE INN Hostel. Bem barato, simpatico, com janta farta, cafe da manha e van para Petra. Amanha, o grande dia!

Depois, Wadi Rum, dormir no acampamento dos Beduinos. Em seguida, Egito.





Um comentário:

Marcelo disse...

Uma correcao: um mochileiro acaba de cruzar a fronteira Jerusalem-Amman. Pagou 167 NIS. Me dei menos mal que ele!