segunda-feira, 10 de maio de 2010

Nazareth

Nazareth e' uma cidade bem simpatica. Moderna e de interior ao mesmo tempo. Nada de calmaria por aqui, como talvez imaginem os peregrinos. Estou hospedado no FAUZI AZAR INN, um hostel que parece mais um hotel: troca de toalha todo dia, pessoa sempre limpando. No meio da cidade velha. Bem legal andar pelas ruas estreitas. Ha tambem as zouks (bazars), com lojinhas e comercio. Visitei a Basilica da Anunciacao, onde o anjo Gabriel deu a mensagem a Maria. Os gregos ortodoxos dizem que e' em outro lugar, um pouco mais para cima, onde ha uma fonte de agua. Tambem ha um lugar que chama-se "poco de maria". A casa de Jose. A sinagoga onde Jesus pregou. Aqui pertinho, a montanha onde ocorreu a transfiguracao. Em menos de meio periodo se pode ver tudo na cidade. Mas, como e' meu primeiro dia em Israel, nada de correria. Dei voltas e mais voltas na cidade. O povo e' bem simpatico. Sao solicitos e educados. Um misto de pessoa de interior e de cidade grande. Muitos falam ingles. Raros os que nao falam. Comi o tal do "hummus", o prato tipico israelita.

Israel e' o tipo de pais que a gente chega e logo sabe que voltara um dia. E' pequeno, mas tao valorizado em cada uma de suas cidades e cantinhos, que 'e preciso um tempo consideravel para explorar todo o pais. Eu tenho menos de 2 semanas. E decidi fazer o "Jesus Trail". Serao 4 dias de caminhada. O primeiro dia, um hotel com preco moderado. No segundo, um Kibbutz de luxo, bem salgadinho. Tudo bem, uma vez na vida eu me permito um kibbutz caro. Terceiro, outro hotel moderado. Quarto dia, cheguei! De nazareth ate Cafarnaum.

O clima esta esquentando na hora do meio-dia. O mais dificil sera o sol. Ainda estou em tempo para a trilha. Uns dias a mais e o sol torna a trilha muito dificil. Como vou fazer a trilha, resolvi fazer umas cidades estrategicas aqui em Israel. Assim que termino a caminhada, vou para Tsfat, assistir umas palestras de Kaballa e comprar uns livros. Depois, penso em ir pra Akko ou diretamente Tel Aviv e, finalmente, Jerusalem. Veremos.





Nenhum comentário: