quinta-feira, 20 de maio de 2010

Jerusalem - dia 3

Conheci uma turminha no CITADEL HOSTEL. Duas alemas, um alemao, uma italiana e um singapures. Fomos todos ao Museu do Holocausto. Simplesmente impressionante. A tragedia que exterminou milhoes depessoas. NEgligencia de todos paises europeus e de outras parte do mundo. Terrivel.

Hoje, se preserva a memoria de uma pagina negra da historia da humanidade. Uma pagina em meio a um livro bem grosso. Ha anos as guerras mataram sumariamente milhoes de inocentes. No Brasil, os portugueses exterminaram 5 milhoes de indios. E nosso governo, nos anos 60, considerou a Amazonia um vazio demografico. Mais um exterminio silencioso de inumeras culturas..

Dizem que chegamos ao seculo XXI e alcancamos alguma evolucao. Eu digo: que nada! Guerras ainda existem. Ainda precisamos de policia, hospicios e exercitos. Curdos sendi negligenciados. Palestinos sendo expulsos aos olhos de toda comunidade mundial. POvos sendo exterminados na Africa. Exemplos, nao faltam. Evolucao? De que?

Apos o desgosto, mais uma volta pela velha Jerusalem. Monte das oliveiras. Igreja onde jesus foi traido. Sepultura de Maria, onde fiz minhas oracoes. Cidade de David.

Um fato muito interessante. Dizem que Deus criou o mundo por um lugar centra. E' uma pedra. NEssa pedra, Abraao foi sacrificar seu unico filho. NEssa pedra, Salomao, com a infinita sabedoria, constroi o templo. Nessa pedra, Maome ascende ao ceu e a pedra tenta segui-lo. Ele a chuta e fica a marca de seu pe. E' a cupula da pedra, que sobrevive a todos os terremotos intacta. O que ha nessa pedra? Misterios da natureza..






Nenhum comentário: