sábado, 29 de maio de 2010

Monte Sinai

Um dia longo. Pegamos a van 23h. No grupo: eu, o Douglas, 2 japoneses que falavam italiano (muito engracado, o japones falando com as maos!), 3 franceses, um brasileiro suspeito e mais oriental que nao pronunciou uma palavra. E o guia.

Comecamos a subir a grande montanha 01h30. No ceu, a lua cheia para nos iluminar. Dizia o guia que mais de 1000 pessoas estavam subindo aquela noite. NA real, acho que nao passou de 500.

A cada momento, paradas em quiosques estrategicamente colocados. Com isso, a subida de 3h pareceu bem tranquila. A cada metro subido, o frio aumentando. Os precos, caros. Pra variar!

La no alto, muito, mas muito frio. Eu trouxe roupa especialmente pra esse dia: 2 agasalhos e uma blusa de la; gorro; meias de la. Ao subir, a gente transpira. Quando chega la, com o corpo quente, se sente mais frio. E nao foi suficiente. Tive que alugar um cobertor. Como muitos la fazem.

Dormi no topo lotado de pessoas. Em seguia, o sol que vinha nascendo. Super lindo. Uma grande emocao. Dali, Moises recebeu as tabuas da lei. Durante a subida, piadinhas: Moises era um fantaticos por caminhadas radicais; Moises era um velho com saude de ferro.. E o Douglas: lembrem-se de tudo que fizeram de ruim, subindo estas escadas. Facam penitencia. E eu: mas que mal psicologo voce e'!

Foi uma subina nao muito facil. Algumas pessoas pagam um camelo. Mas, no final, sao 750 degraus. Dizem que ha um caminho com mais de 3500 degraus. Apos o sol nascer, todos euforicos com o calor chegando, a descida. Mais um caminhada. O mosteiro abre 09h00. Ficamos esperando ate abrir. Quer dizer: eu dormi em tudo quanto e' canto ate o mosteiro abrir. Legal a contrucao e as ossadas de santa Catarina.

Estou fazendo hora aqui em Dahab. Logo mais, onibus para Luxor. Varias horas. De la, veremos se vou direto a Aswan. Novamente, eu e a mochila.





Um comentário:

AGoulart disse...

Marcelo, fantastica a tua viagem, e muito bem documentada, uma preciosa fonte de informação para quem quer viajar para a região, como eu. Como posso perguntar outras informações?