segunda-feira, 17 de maio de 2010

Tel Aviv

Capital de Israel na atualidade. Durante a noite, um cara falando durante toda madrugada, no seu sono profundo. Bem cedo, ouco insultos entre duas pessoas. Acordo e a discordia entre esse fulano e o dono do hostel. Preferi nao proferir uma palavra. Mas dou razao ao dono: no pais alheio, a gente deve respeitar, nao insultar.

A missao do dia, numa cidade cosmopolita como esta: comprar novos pares de meias, apropriados para longas caminhadas; e um oculos de sol novo.

Tel Aviv e' uma cidade interessante. Moderna. Cheia de gente diferente. Tipos comuns: mocinha de shorts jeans, top e blusa, camelo preso, ray ban. Rapaz cuidadosamente desleixado, de tenis caro, barba por fazer. Gente com tatuagem. Gente de todas cores. Gente bem bonita e feia. Gente com diferentes jeitos de ser. Com tudo quanto e' tipo de cabelo. Mocas com shorts bem shorts (curtos, muito curtos), tendo o que mostrar. Velhos, jovens. Ricos, Pobres. Todos com uma coisa em comum: Tel Aviv!

Eu, procurando meu oculos de sol, logo notei: aqui a moda e' ter um ray ban. E sao caros! Reparei pelas ruas que todo mundo tem um. Paro num parque para contemplar o silencio no meio daquele caos moderado da cidade. Em seguida, o templo do consumo. Chego ao shopping. De loja em loja, escolho meus novos oculos. EM seguida, os 2 pares de meias mais caros da minha vida. Mas valem a pena. Depois de caminhar muito, deixo a dica aos mochileiros: se forem caminhar muito, em terrenos montanhosos, comprem meias especiais.

Eu tinha 2 pares. Mais um par bom de algodao. Na primeira vez que paguei para lavarem minha roupa, perdi um desses pares e a de algodao. Fiquei com um so par de meias apropriadas. Comprei meias quaisquer. Um terrivel engano! Custou-me bem caro. Dias e mais dias com bolhas. Agora, estou ja novo em folha. E com meias novas!

Estar em Tel Aviv me faz lembrar Sao Paulo. E me faz lembrar que aqui e' bem mais parecido com o Brasil que a Europa. O jeito das pessoas olharem, falarem, se comportarem.

Amanha sim, entro no centro do Oriente Medio: Jerusalem. Sera feriado para os judeus. Pegarei bem o dia de intensa peregrinacao. Veremos! Estou com certa espectativa para conhecer essa cidade tao instigante.





2 comentários:

Luka disse...

Já que te lembrou são paulo, olha a USP grafitada na segunda foto.... rs

Marcelo disse...

Mas foi justamente por isso que tirei essa foto! USP em Tel Aviv! hahahaha